Com a finalidade de transformar a gestão e atuação da equipe técnica da cooperativa, com foco no atendimento e resultado, está em andamento o Projeto da Gestão da Mudança.
Preparado para ser um dos pilares do Planejamento Estratégico do ciclo 2021-2025, o Gestão da Mudança prevê etapas de implementação, iniciando com o mapeamento dos perfis de todos os engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas e coordenadores técnicos por meio de PDA (Personal Development Analysis), uma pesquisa com metodologia que permite descrever e analisar o perfil comportamental de cada pessoa.
“A pesquisa foi aplicada de forma virtual, enviada individualmente aos 130 colaboradores da área técnica. São perguntas simples e rápidas, mas com um resultado importante para oferecer oportunidades de crescimento aos nossos profissionais”, explica o gerente técnico Wellington Furlaneti, que coordena o projeto.
As informações obtidas sobre as habilidades, afinidades e competências de cada colaborador, estão sob a gestão do RH e área técnica e serão mantidas sob sigilo, sendo que apenas o profissional irá receber os resultados individualmente.
A partir destes dados, também será criado um Banco de Talentos, de forma a posicionar o profissional em cargos onde ele realmente poderá desempenhar funções com eficiência, satisfação e foco nos resultados.
O programa também inclui a criação do Plano de Desenvolvimento Individual, o PDI. Os colaboradores terão oportunidade de desenvolverem outras habilidades necessárias na atuação profissional, por meio de capacitação de melhoria de performance.
Uma dessas ações já está em andamento. O Programa Academia Integrar tem ofertado treinamentos direcionados à equipe técnica. Recentemente 40 agrônomos iniciaram um curso de 70 horas/aulas, dividido em 5 módulos, com temas sobre técnicas de apresentação e oratória, vendas, técnicas de utilização de fertilizantes e como atingir alta produtividade, além de um módulo sobre mudanças comportamentais.
Para o coordenador do Projeto, Wellington Furlaneti, “este é um dos projetos que temos perspectiva de entrega de grandes resultados e melhoria de satisfação no atendimento aos cooperados e produtores”, afirma.
O superintendente de insumos e técnica, Edson de Oliveira, explica que o projeto trará mudanças significativas na área de insumos, com foco na alta performance da equipe e resultados robustos para a cooperativa.
“Teremos uma equipe exemplar, ainda mais eficiente e trabalhando de forma homogênea e estruturada nas questões técnicas, comerciais e de relacionamento”, finaliza.