Integrada: Jovens cooperados conectados com a inovação no agro 

Encontro do Programa Connect antecede jornada digital do Agrobit 2022 

A importância da inovação para aumentar a produtividade e trazer rentabilidade para o campo. Com este foco, jovens produtores, cooperados da Integrada, estiveram reunidos no Hub Cocriagro, para uma imersão na transformação digital. 

O encontro reuniu 50 jovens que fazem parte do Programa Connect, criado para desenvolver relacionamento entre a cooperativa e as gerações jovens, contribuindo para a aplicação da gestão compartilhada no campo, e gerar valor por meio de uma visão estratégica em relação ao agronegócio, tendo como base dois eixos temáticos: Governança e Inovação. 

“O Programa Connect tem uma programação ao longo do ano, sempre aproveitando datas específicas para reunir o grupo em eventos como a INtech, realizada em setembro, e agora o AgroBIT 2022. Essa prévia foi o primeiro encontro realizado com eles no Hub do Cocriagro, onde está a nossa sala Conexão Integrada e onde teremos diversas ações voltadas para a inovação”, explica o coordenador de cooperativismo da Integrada, Pedro Crusiol. 

A abertura do encontro foi realizada pelo diretor-secretário da Integrada, Sérgio Otaguiri, que parabenizou a iniciativa dos cerca de 50 jovens em busca de conhecimento. “Vocês são a próxima geração dos negócios de família e também o futuro da nossa cooperativa. Por isso a presença de todos é extremamente importante, principalmente, para ter acesso a tanta informação e conhecimento da tecnologia à disposição do campo”, explicou Otaguiri. 

O Head de Relações Institucionais, George Hiraiwa, e a Head de Inovação, Tatiana Fiuza, ambos do Hub Cocriagro, explicaram como o espaço funciona, promovendo o compartilhamento de ideias e possíveis negócios entre as startups e os produtores rurais, para impulsionar a inovação no agro.  

“Aqui é o lugar onde as dores dos agricultores são ouvidas e as soluções apresentadas, levando para o campo maior produtividade, com rentabilidade. A inovação no agro é um exercício dinâmico, e nosso propósito é validar tecnologias, oportunizar a conexão e a integração para gerar negócios”, explicou Tatiana Fiuza. 

O gerente de planejamento e desenvolvimento da Integrada, André Gallletti Jr. Falou sobre os projetos e as soluções já implementadas na cooperativa, que levam valor aos associados. “A Integrada tem olhado cada vez mais para inovação, e os jovens são receptivos a estes conceitos de tecnologia e novas ideias para soluções de problemas”, ressaltou Galletti Jr. 

Jovens produtores em busca de conhecimento para a transformação digital 

Eles são, na maioria, filhos, filhas, netos e netas de cooperados. Jovens que participam do Programa Connect buscam conhecimento para aprimorar os processos no campo, em busca de sustentabilidade, rentabilidade e maior produtividade.  

O produtor rural Jefferson Salvetti, de Ubiratã, assumiu a gestão das terras da família na região, e veio para o encontro com objetivo de trocar experiência com outros produtores. “A gente sempre aprende, e estar atento as novidades do mercado traz mais certezas na tomada de decisão. O papel e a caneta já não nos passam o valor real de custos e retorno. Por isso, acredito que a tecnologia veio para profissionalizar nosso trabalho e gerar ganho real”, avalia Jefferson.  

Jefferson Salvetti – cooperado de Ubiratã

O estudante de agronomia Eduardo Luiz de Araújo, de Goioerê, é filho e neto de cooperados da Integrada. Ele é o mais jovem na sucessão familiar e se prepara para assumir a gestão dos negócios. “Sou o mais novo envolvido na produção da fazenda e levo informações para o meu pai e avô. Apesar de resistentes, eles confiam em mim e me dão liberdade para inovar”, comemora Eduardo.  

Eduardo Luiz de Araújo – Goioerê

Amanda Hipólito Coneglian, de Bandeirantes, ainda está terminando o ensino médio e pretender cursar agronomia no ano que vem. Sem perder tempo, a jovem participa de encontros, workshop, oficinas com temas sobre inovação. “Tenho exemplo do meu pai que é muito ligado em inovação.  É preciso estar de braços aberto à tecnologia”, explica Amanda. 

Amanda Hipólito Coneglian – Basndeirantes

O grupo também participou de uma rodada de pits com três startups parceiras. Ao final, os jovens relataram os aspectos mais relevantes em que a inovação poderia ser importante para o negócio de cada um.  Os jovens também participaram da jornada digital AgroBIT 2022, promovida em Londrina (PR) nos dias 8 e 9 de novembro, e realizada no Parque de Exposições Governador Ney Braga.