Integrada lança Relatório de Sustentabilidade   

Cooperativa Agroindustrial investe em governança, meio ambiente e no social com olhar atento à perenidade de seus negócios e ao desenvolvimento sustentável do planeta. 

Com foco em consolidar o compromisso com a agenda ESG, a Integrada Cooperativa Agroindustrial lançou o primeiro Relatório de Sustentabilidade 2022, durante a Exposição Agropecuária Industrial de Londrina. 

O relatório foi elaborado a partir de padrões da GRI (Global Reporting Initiative) e é mais um passo na jornada de 27 anos da Integrada, que trabalha pela sustentabilidade dos negócios, dos cooperados e pelo desenvolvimento socioeconômico das comunidades onde atua. 

Para o Diretor-Presidente da Integrada, Jorge Hashimoto “a criação de valor sustentável para os negócios, além de uma prioridade, é um imperativo de mercado que beneficia nossos cooperados, as comunidades, as demais partes interessadas e as próximas gerações”. 

O diretor-presidente do IAT, Everton Luiz da Costa Souza ressaltou que as cooperativas são de fundamental importância para difundir as ações de sustentabilidade, gestão ambiental e governança. E destacou ainda que a Integrada foi a primeira cooperativa a lançar o relatório de sustentabilidade “essa publicação fica como exemplo para todo o setor cooperativista do Paraná, que pode tomar como modelo essa iniciativa da Integrada, fazendo também suas aferições. Queremos parabenizar a diretoria da Integrada, toda a equipe técnica que produziu esse material.   Esse relatório traz pra nós uma nova perspectiva de produção, e também, o cuidado com o meio ambiente”. 

O superintendente geral da Integrada, Haroldo Polizel reforçou que o relatório permite compilar todas as ações de sustentabilidade feitas pela cooperativa e demonstrar isso para o mercado, que está cada vez mais exigente: “com certeza o mercado poderá entender com mais facilidade nossas ações, nossa preocupação em conservar o solo, as nascentes de água. Sem água não existe produção”, ponderou. Segundo ele, o relatório vai incentivar os produtores rurais a agirem com medidas cada vez mais sustentáveis “Nosso relatório traz informações importantes sobre sustentabilidade e isso será um adicional para os nossos produtores”. 

Participaram do lançamento o diretor-presidente da Integrada, Jorge Hashimoto, o secretário municipal de agricultura, Ronaldo Siena, o diretor da Seab-núcleo Londrina, Antônio Carlos Barreto, o Diretor-presidente do IAT- Instituto Água e Terra do governo do estado do Paraná, Everton Luiz Da Costa Souza, representantes de instituições bancárias- Banco do Brasil e Caixa e parceiros comerciais- Cargil, Bunge, Louis Dreyfus, UPL, Mosaic e Galia Consultoria. 

Em todo o mundo, são mais de 8 bilhões de pessoas, cada vez exigindo maior necessidade de alimento, de energia, de água limpa, de saúde, de trabalho e de desenvolvimento econômico sustentável. 

A Integrada reflete a força da união, investe continuamente em inovação e em ESG – o ambiental, social e governança, com olhar atento ao presente e ao futuro, como ator na mobilização do equilíbrio do atendimento das necessidades humanas e o desenvolvimento econômico, dentro dos limites do planeta. 

O primeiro relatório de Sustentabilidade 2022 consolida o comprometimento com um agronegócio desenvolvido nas bases da sustentabilidade, oferecendo ao mercado a transparência dos processos e das condutas em consonância com as exigências mundiais.