Eventos reúnem representantes de toda cadeia de alimentos e bebidas do mundo
Dois dos maiores eventos da cadeia produtiva alimentar e de bebidas naturais do mundo tiveram a presença da Integrada para fomentar contato comercial, divulgar a marca da cooperativa e a qualidade do suco concentrado de laranja, produzido na Unidade Industrial de Sucos, em Uraí (PR).
O superintendente comercial, João Bosco de Souza Azevedo, e o trader Wagner Gund, participaram do Juice Summit 2022, realizado na Antuérpia (Bélgica), nos dias 12 e 13 de outubro.
O fórum global, organizado pela AIJN (European Fruit Juice Association), IFU (International Fruit and Vegetable Juice Association) e SGF (Safe Global Fair), é uma das maiores oportunidades de promover contato com representantes do setor industrial de sucos de frutas do mundo.
Durante dois dias foi possível conhecer e prospectar novos clientes, compradores ligados a indústrias de alimentos e bebidas em diversos continentes. Além do networking, muito conteúdo relevante esteve em pauta durante rodadas de palestras, como nutrição e saúde, tendência de mercado, inovações tecnológicas e principalmente sobre sustentabilidade.
A Europa, principal comprador do suco concentrado da Integrada, é signatária da Agenda 2030, num movimento comercial para exigir dos seus fornecedores certificados como o Rainforest Alliance, de práticas sustentáveis no setor alimentício, e o Global Gap, que estabelece padrões de boas práticas agrícolas em todo o mundo, desde excelência no campo até o bem-estar dos trabalhadores.
“O Juice Summit nos proporcionou uma visão real do mercado, com grande tendência de aumento da demanda por conta da busca por bebidas que colaboram com hábitos saudáveis. E isso também tem reflexo na política de preço do nosso produto”, comentou João Bosco.
SIAL Paris 2022
No roteiro da viagem, os representantes da Integrada também puderam visitar, entre os dias 15 e 19 de outubro, a SIAL Paris, feira realizada desde 1964 e que recebeu, este ano, visitantes de mais de 200 países, com mais de 7.200 expositores e uma média de 300 mil pessoas para realizar bons negócios.
Foi a primeira vez que a Integrada esteve representada no evento, que também promove o encontro de fornecedores, compradores, mas vai além, reunindo produtores de frutas, associações ligadas aos agricultores e varejistas do mundo todo.
“A SIAL Paris superou todas as expectativas. Foi uma agenda bem intensa e produtiva. Visitamos os expositores, prospectamos novos compradores, realizamos reunião com agentes e representantes de vendas da Industria de laranja e a Industria de milho. Também participamos de reuniões com nossos clientes ativos e empresas que estamos estreitando o relacionamento para possíveis negócios futuros”, apontou Wagner Gund, trader da Integrada.
De acordo com o superintendente comercial da Integrada, as visitas foram estratégicas para estabelecer um planejamento de expansão deste setor específico da cooperativa. A Integrada possui estrutura física e know-how para ampliar a produção do suco concentrado de laranja.
“O mercado está aquecido e nós da Integrada estamos nos movimentando para incentivar a abertura de novos pomares e ampliação das áreas já cultivadas. Podemos aumentar o volume de frutas para processar, porque a venda é certa”, explica João Bosco.
A presença da Integrada em dois dos maiores eventos ligados a alimentação e bebidas do mundo foi uma vitrine importante para a cooperativa. “Conseguimos mostrar que, por trás de uma pequena indústria de laranja, existe uma empresa que investe em outros setores e que deve fechar o ano com um faturamento de U$ 1,5 bilhões. E o mercado internacional precisa saber que estamos aqui”, conclui João Bosco.