Integrada no Parque Tecnológico SRP Valley

Na próxima terça (31), a Integrada passa a fazer parte de um Centro de Tecnologia e Inovação, a ser instalado na Sociedade Rural do Paraná – SRP.

A Integrada assina parceria com o hub de inovação para o agronegócio Cocriagro. O evento de lançamento do hub acontece a partir das 14h30min, em conjunto com a assinatura do termo de criação do parque tecnológico SRP Valley, no Parque Ney Braga.

Um hub de inovação é um ambiente de promoção da inovação aberta. De acordo com Tatiana Fiuza, Head de Inovação do Cocriagro, o hub irá atuar com a validação de tecnologias em áreas agrícolas e oferecerá suporte tanto para testes físicos, quanto na parte de inteligência de negócio. “Na área de inteligência, atuamos com conexões entre startups, cooperativas, empresas e institutos de pesquisa. Nossa ideia não é criar editais para seleção de startups, mas sim compartilhar e co-desenvolver. Nossa área de inteligência ainda possibilita a criação de programas de gestão da inovação já baseados na metodologia da ISO 56002 – Sistemas de Gestão da Inovação”, afirma Fiuza.

O SRP Valley, é o primeiro parque tecnológico privado voltado ao agro, e nasce com o objetivo de promover a inovação por meio de programas baseados em trabalhos colaborativos entre empresas, startups, investidores, produtores e mentores com foco em solucionar desafios e atender as necessidades do agronegócio.

Integrada e Smart Farm

O Cocriagro terá um espaço físico de 650m². O ambiente é composto por áreas compartilhadas para startups, estações de trabalho, auditório para 45 pessoas, sala de reuniões para 22 pessoas, área de convivência, baias com espaços rotativos para 26 startups, salas para empresas e cooperativas.

“Queremos inaugurar nosso espaço físico em dezembro e já iniciamos a Smart Farm, que já terá a sua primeira plantação de soja. Entre as novidades para a safra de 2021 e 2022 teremos soja orgânica com a startup Agroper, uso de biológicos na plantação com a startup Usina Biológica, utilização de melhoramento de sementes com a startup Dioxd e todo o gerenciamento de EPIs com a startup EPI Cont. Também teremos a tecnologia da startup Symbioma na manutenção das áreas de preservação” relata Fiuza.

A Smart Farm do Cocriagro será operacionalizada pela empresa júnior de Agronomia da UEL, Consoagro e coordenada pelo Cocriagro e pela Integrada, que está dispondo de conhecimento técnico e insumos.

SRP e a inovação

Com o Parque Tecnológico, a SRP dá mais um passo em direção ao agro digital, caminho que, numa história mais recente, começou a ser traçado na ExpoLondrina de 2016, com a realização do primeiro Hackathon voltado exclusivamente ao agronegócio realizado no Brasil dentro de uma feira agropecuária.

Na iniciativa do SRP Valley estão envolvidos mais de 600 sócios da Rural, corporações agro, startups, agtechs e foodtechs, parceiros de tecnologia e fundos de investimentos.

A Sociedade Rural, por meio do SRP Valley, disponibilizará não só a estrutura física do Parque, mas tornará o ambiente ideal para a união de todos os atores do Agro.

“Nosso objetivo é criar um ambiente que favoreça o compartilhamento de ideias ao reunir num lugar atores importantes para o desenvolvimento de soluções que possam contribuir com o desenvolvimento do agronegócio de forma sustentável. O SRP Valley proporcionará o melhor habitat para startups, corporações, tech partners e fundos de investimentos”, comenta o presidente da SRP, Antonio Sampaio.

Ele lembra que a Sociedade Rural tem se tornado referência para programas e projetos tecnológicos. “Hoje a SRP, em parceria com diversas entidades londrinenses, é um dos pilares do ecossistema do agro, com a Governança Agro, com a instalação do primeiro Polo Tecnológico do Mapa no Parque Ney Braga, e com a Aceleradora de Startups Go SRP, que faz parte do programa tecnológico SRP Valley.

Integrada e a inovação

O diretor-presidente da Integrada, Jorge Hashimoto, afirma que “a cooperativa está hoje em um ciclo de planejamento que busca dobrar o tamanho da corporação até 2025, e a inovação é um dos nossos alicerces nesse processo. Nesse sentido, a proposta do Cocriagro é o que nós queremos para o futuro da cooperativa. A parceria com o Cocriagro vai trazer inovação para nossos cooperados e levar a transformação digital ao campo.”

Hashimoto acrescenta que Londrina já tem um ecossistema de inovação forte e com o lançamento do hub e do parque tecnológico SRP Valley, o agronegócio vai ganhar ainda mais destaque. “É um orgulho dizer que a Integrada está participando dessa construção, que permite ao cooperado vivenciar as ações de inovação conosco”.

Junto com o Cocriagro, a Integrada está montando a Smart Farm – uma unidade experimental, que servirá como vitrine de startups.

Jorge Hashimoto finaliza, “o futuro do agro está na união de tudo o que aprendemos com nossos pais, com tudo o que essas novas gerações podem nos ensinar. Temos mais de 25 anos de história e vamos construir as próximas décadas trazendo inovação e mudança para o agronegócio.”

Lançamento

O lançamento do Parque Tecnológico da SRP será feito de forma híbrida, com poucos convidados presentes ao Estúdio SRP Valley, instalado no Recinto Milton Alcover, no Parque Ney Baga; os demais deverão acompanhar pelo canal da Sociedade Rural do Paraná no YouTube.

Estarão presentes representantes da SRP e das empresas residentes no habitat SRP Valley (Cocriagro, FB Group, Sebrae, Trace Pack e Sercomtel); e empresas residentes no habitat Cocriagro (Sicredi União PR/SP, Integrada Cooperativa Agroindustrial, Agro Valley, FEALQ – Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, Senai, UTFPR, UEL, Embrapa, Bayer, Coamo, TMG, AGCO e IDR-PR).

Acesse o link da live no Youtube da SRP:

https://www.youtube.com/channel/UC0r_YFkfgJEhMDcSbLF4t6w

Site: www.srpvalley.com.br

Site: www.srp.com.br

foto: SRP

Serviço de imprensa SRP

Andrea Monclar / Alea – (43) 9.9101.1080

Benê Bianchi / Máxima –  (43) 9.8403.6392

Cocriagro – contato: cocriagro@gmail.com, ou pelas redes sociais do hub.