Integrada: Programa Connect reúne jovens cooperados na ExpoLondrina 2023 

A inovação é a principal aliada de jovens cooperados na busca por produtividade e rentabilidade no campo. E para manter o foco na eficiência da gestão da propriedade, foi dada a largada em mais um módulo do Programa Connect, o primeiro de 2023, com o tema “Trilha da Inovação no Agro”. 

Cerca de 60 jovens, filhos e netos de cooperados da Integrada, estiveram reunidos no auditório “Pensando fora da Caixa”, no pavilhão Smart Agro, durante a ExpoLondrina 2023. 

“No ano passado, tivemos diversos encontros nos quais foram traçados alguns assuntos de interesse desses jovens produtores. Eles sugeriram mais de 150 temas importantes para contribuir com a gestão das propriedades e, neste primeiro módulo do ano, selecionamos algumas soluções para eles terem contato mais próximo”, explica Pedro Crusiol, coordenador de cooperativismo da Integrada. 

A abertura do encontro contou com o diretor vice-presidente da Integrada, João Francisco Sanches Filho, e o superintendente geral da Integrada, Haroldo Polizel. 

“São os jovens que irão promover o caminho da inovação no campo. E a Integrada está na vanguarda em disponibilizar as ferramentas e o suporte para esse avanço do agro”, ressaltou João Francisco, durante o pronunciamento de abertura. 

“A agricultura de hoje é muito diferente da que existia há 20, 30 anos. E é este o desafio que a Integrada abraçou, de levar essa nova visão de negócios aliando tecnologia e transformação digital”, apontou Polizel. 

Criado para desenvolver relacionamento entre a cooperativa e as gerações jovens, o Programa Connect contribui para a geração de valor por meio de uma visão estratégica em relação ao agronegócio, tendo como base dois eixos temáticos: Governança e Inovação. 

Durante a ExpoLondrina, foram convidadas três startups dos setores de telemetria e operação de drones. O gestor da Agritel, Marcus Correia, fez um relato das soluções para otimizar as operações de maquinários que a empresa oferece. Também presente, o sócio fundador da Soluciona Drones, Matheus Cicarelli, demonstrou os resultados de pulverização e mapeamento de dados utilizando a tecnologia. Renan Salvador, da Trace Pack, trouxe a solução para a conectividade no campo e monitoramento das operações.  

O engenheiro agrônomo da Integrada, Wesley Brogio, falou sobre os serviços da Agricultura de Precisão oferecidos pela cooperativa, como o mapeamento de plantas daninhas pela tecnologia Xarvio, uma parceria com a Basf, e as análises de resíduos em solo, para otimizar a aplicação de fertilizantes.  

O gerente de planejamento e desenvolvimento da Integrada, André Galletti Jr, falou sobre o programa de inovação aberta implementado na Cooperativa, o Conexão Integrada. Em parceria com hubs de inovação, como o Cocriagro, e o Moon Hub, da Ubyfol, a Integrada conta hoje com mais de 1.100 startups mapeadas, com soluções para o agro. 

“Temos na cooperativa programas de inovação, como o Silo de Ideias e o Tríplice Hélice: o primeiro é aberto aos colaboradores que propõem melhorias para nossos processos. O segundo é uma parceria com empresas de ciências, tecnologia e pesquisa, para que sejam desenvolvidas soluções que ainda não tem disponibilidade no mercado”, explica Galletti.  

A head de inovação do Cocriagro, Tatiana Fiuza, fez um panorama sobre inovação, com conceitos e direcionamentos para iniciar a transformação no campo. “A inovação significa resultado. É isso que o agricultor espera, que seja mostrado, na prática, que aquela solução vai trazer rendimento, produtividade e principalmente que não seja complexo para a implementação”, ressaltou Tatiana. 

A engenheira agrônoma Beatriz Barbosa Leal veio com a amiga Raquel Brusarosco, ambas de Santa Mariana (PR). Elas são filhas de cooperados e estão à frente da gestão das propriedades. “É a primeira vez que participo do Connect, e estou encantada com toda informação que temos acesso. Esse é o nosso futuro”, comentou Raquel. “Temos que estar atentas a tudo que existe e que pode ser implementado na fazenda, para crescer sempre”, destacou Beatriz.   

Como parte do Programa Connect de 2023, as três startups participantes deste primeiro módulo, irão demonstrar as soluções nas propriedades dos cooperados, durante o Connect Day, em maio deste ano. Três fazendas, em Ubiratã, Arapongas e Cornélio Procópio serão as anfitriãs dos jovens cooperados para a experiência in loco.