Liderança Feminina

Buscando, sempre, investir em pessoas e conectar propósitos, a Integrada deu início hoje (07), ao Programa “Elas na liderança”.

O curso, em parceria com a PUCPR (Pontifícia Universidade Católica), tem como objetivo desenvolver e consolidar as competências de gestão e a liderança das cooperadas, preparando as mulheres para os desafios enfrentados no campo e para uma gestão eficaz das propriedades ““sempre fui dona de casa e ajudei na administração da minha família. Agora vou interagir mais com a gestão da propriedade. Meu filho se formou em agronomia então, quero auxiliar no processo de sucessão”, afirmou Yuka Aida Arabori, esposa de cooperado.

Yuka Aida disse que sempre priorizou o cuidado com os filhos e o marido e, que nunca imaginou que poderia aprender sobre gestão de propriedades “desde que comecei a participar do núcleo feminino percebi que poderia ajudar mais, estar mais presente. Isso tudo tem mexido demais com meus sentimentos. Agora eu acredito que posso fazer”, declarou emocionada.

Para a diretora da PUC, Nádina Moreno a parceria entre a universidade e a cooperativa é fundamental para o desenvolvimento feminino no agronegócio “aprimorar a habilidade dessas mulheres é importante. E esse programa proporciona uma troca de experiências muito pertinente, que vai auxiliar as mulheres no seu negócio e, também na vida pessoal”, afirmou.

No total, serão 8 módulos, com aulas presenciais e on line, que serão ministradas até o mês de outubro.

Neste primeiro módulo foi abordado pela professora da PUC, Kellen Endler, o tema “Cooperativismo, Planejamento e Sucessão Familiar”.

A professora falou sobre cooperativismo e também, explicou a relevância da sucessão familiar nas propriedades rurais ”em muitos casos, os jovens saem de casa para estudar e voltam com a expectativa de colocar em prática o que aprenderam. Esse processo exige foco e atenção. Ter senso de cooperação, compartilhando experiências é fundamental”, reforçou.

A analista de relacionamento, Ligia Savioli que está à frente do programa, ressaltou a importância do olhar da Integrada, buscando desenvolver o potencial das mulheres do agro ”este programa proporciona uma aproximação entre e a cooperativa e as associadas. Ao longo do curso será possível identificar as dificuldades e contribuir para que elas evoluam”.

Mariê Oshima Makuda trabalha na lavoura desde pequena. Ela conta que participa ativamente das atividades na propriedade e que por isso, está buscando conhecimento “acredito que vou aprender muito aqui neste curso. Sempre que tem alguma oportunidade como esta, eu participo, porque se eu ficar em casa, isolada, não vou aprender nada”, diz.

 “Elas na liderança” é um programa de formação educacional, com certificação de curso de extensão com selo PUCPR e excelência Integrada.