Com foco no aprimoramento de processos e no desenvolvimento de pessoas, a equipe de planejamento da Integrada está realizando nas Regionais e Unidades de Recebimento (UR), oficinas para divulgar duas ferramentas importantes no planejamento e na otimização dos trabalhos: o programa Silo de Ideias e o Escritório de Processos.
Desde o mês de Abril, a equipe está percorrendo as áreas da cooperativa, nos estados do Paraná e São Paulo, divulgando as ações entre os colaboradores “nosso objetivo é mostrar, por meio das oficinas, que os programas são simples e que todos podem participar”, diz Bruna Coelho, analista de planejamento da Integrada, que está conduzindo as dinâmicas.
Na semana passada, a oficina foi realizada para os colaboradores dos setores administrativo e operacional, da Regional São Paulo, em Campos Novos Paulista (SP) e da UR Santa Cruz do Rio Pardo (SP).
Foi desenvolvida uma atividade ilustrativa, onde os participantes receberam informações específicas, que deveriam ser seguidas à risca “orientamos os participantes a fazerem um avião de papel com o nome da Integrada, o ano de fabricação e com a dobradura simplificada. Estabelecemos uma meta e orientamos como planejar a ação antes de executá-la para que a produtividade fosse maior e mais eficaz”, afirmou o especialista de projetos, Rennan Reichardt.
Em cada grupo, os colaboradores se empenharam para realizar a atividade com eficiência e no tempo estabelecido “essa oficina mostrou que sempre podemos buscar melhoria nos processos. Dei o meu melhor, fiquei muito tensa por causa da pressão, já que o tempo para concluir a atividade era pouco”, contou Fabiana Fátima Gomes, atendente na Regional São Paulo.
O auxiliar João Pedro da Silva Santos afirmou que o trabalho em equipe foi o que mais chamou a sua atenção “depois que nós conversamos e nos organizamos a atividade fluiu, tivemos um desempenho melhor”.
Silo de Ideias
A dinâmica ilustrativa serviu de base para que a analista de planejamento, Bruna Coelho pudesse explicar o que é o Programa Silo de Ideias e como ele funciona “planejar antes de executar é uma grande chave para uma produção assertiva. Boas ideias contribuem para otimizar os processos”, ressalta.
O Silo de Ideias é um programa que existe há 8 anos.Até então, eram premiadas as ideias inovadoras, por meio da categoria “Novas Ideias”.
Agora, o programa foi aprimorado e está com uma nova categoria, a de “Melhoria Contínua”, onde são reconhecidas as ideias que geram valor, mas, que já estão sendo executadas no dia a dia.
O operador de máquinas da UR Santa Cruz do Rio Pardo, Josemir Conceição da Silva foi premiado na nova categoria. Ele implantou um novo sistema no processo de recebimento da soja.
Seu Josi, como é conhecido entre os colegas, teve a ideia de usar um cobertor para separar a soja dos espinhos. O grão quando chega na máquina de recebimento vem com impurezas como os espinhos, que acabavam atrapalhando o embarque da soja para o porto.
Com essa iniciativa do Seu Josi isso não acontece mais “eu coloco o cobertor dentro da máquina, na primeira peneira onde cai a soja. Os espinhos grudam na coberta, deixando o grão limpo”, explica o operador de máquinas.
Seu Josi conta que na infância trabalhava com o pai na colheita de café e, naquela época, o cobertor já era um grande aliado no combate às impurezas “quando percebi a dificuldade de embarcar a soja por causa dos espinhos, lembrei muito do que meu pai me ensinou. Ele colocava o cobertor no terreirão de café e dava certo. Tentei com a soja e, também foi bom. Estou muito feliz de ganhar um prêmio com a ideia vinda do meu pai. É um orgulho para mim”, declarou.
O operador de máquinas disse que muita gente está perguntando como funciona a invenção do cobertor “todo mundo está vindo perguntar para mim sobre essa ideia. Teve até o dono de uma empresa que veio conversar comigo para implantar também. Muito bacana tudo isso”.
Essa ideia simples resolveu um problema recorrente que a Regional São Paulo vinha enfrentando. Iniciativa que foi aprovada também, pelos demais colegas de trabalho do Seu Josi.
Escritório de Processos
As ações do escritório de processos, também, estão sendo divulgadas nas oficinas realizadas pela equipe de planejamento.
Essa ferramenta é um braço da cooperativa para maximizar recursos e resultados e, ainda para garantir o alinhamento das estratégias de negócio com foco nos cooperados.
É responsável por difundir e gerir as ações, propiciando a melhoria contínua dos processos de trabalho.
O colaborador que enfrentar qualquer dificuldade nas atividades cotidianas pode solicitar o apoio do escritório de processos.
Para ter acesso a esta consultoria interna basta fazer contato com a equipe de planejamento, na matriz da Integrada.