Plantio Direto e conservação do solo: uma lição para novas gerações

Tema do Projeto Plante um Sorriso de 2022 leva a conscientização ambiental a alunos de escolas públicas 

As aventuras de Marie, Johann e Wieland, para desvendar a cor avermelhada do ribeirão que passava nos fundos da fazenda onde moravam, foram a motivação para um trabalho que levou diversão, aprendizado, descobertas e conscientização para alunos e professores de escolas públicas de Mercedes e Guaíra, no oeste do Paraná. 

Como parte do Projeto Social da Integrada – Plante um Sorriso – os estudantes desenvolveram atividades educativas sobre o tema “Plantio Direto”, tendo como base a conservação do solo, da água e das matas ciliares. 

A partir do livro “O Mistério do Ribeirão Vermelho”, escrito pelo jornalista Wilhan Santin, inspirado pelas histórias contadas pelo pioneiro do plantio direto no Brasil, Herbert Bartz, e seus filhos Marie, Johann e Wieland, os alunos realizaram a leitura e tiveram oportunidade de participarem de atividades práticas, com visitas a propriedades rurais e plantio de mudas. 

Ao final de três meses, os estudantes foram convidados a participarem de um concurso de desenho sobre o tema estudado. Em Guaíra, os alunos Brayan de Souza Oliveira, da Escola Municipal Áurea Del Cortez Benck, Ana Clara de Ouro Batista, da Escola Municipal Erik Andersen, e Rebeca Rodrigues de Paula, da Escola Municipal Duque de Caxias, todos do terceiro ano do ensino fundamental, foram os vencedores e ganharam, cada um, uma bicicleta. 

“Eu fiquei muito feliz com o prêmio e também de aprender mais sobre o meio ambiente, que é nossa casa”, comemorou Brayan.  

Rebeca também comemorou o presente que recebeu. “Eu adoro ler, escrever e colocar meus pensamentos no papel. Prestei bastante atenção nas aulas e me dediquei pra fazer um desenho bem bonito”, disse.  

De acordo com a assessora pedagógica e educacional de projeto, da Secretaria de Educação de Guaíra, Adriana Cavalcante da Silva, iniciativas como a da Integrada contribuem para ampliar o aprendizado e a formação de cidadãos. “Além de tudo, o Plante o Sorriso valoriza a atuação do professor, das crianças e de toda comunidade envolvida. Com certeza ele estará com a gente por muito tempo”, explicou Adriana. 

Para as professoras que estiveram à frente das atividades, o empenho das crianças foi um dos requisitos fundamentais para a conscientização sobre conservação do meio ambiente. 

De acordo com Ilmara Varago Assis, professora da Escola Erik Andersen, “foi um conteúdo que saiu da rotina das disciplinas, ampliando o olhar das crianças para algo do cotidiano delas”. 

A professora Edenice Matheus, da Escola Municipal Almirante Tamandaré, comemorou o tema que tem relação com a formação dela em Biologia. “Trouxe à tona tudo que aprendi na minha graduação. E o mais interessante foi ver a dedicação das crianças, tanto durante a leitura quanto nas atividades práticas. Foi gratificante”, explica. 

Para Zulmira Gomes dos Santos, professora da Escola Municipal Duque de Caxias, e Daniele Petry, professora da Escola Municipal Áurea Del Cortez Benck, a experiência foi gratificante e elas aguardam a próxima edição do Plante um Sorriso. 

Todas as educadoras foram presenteadas com um celular, cada uma. 

Plante um Sorriso em Mercedes (PR) 

Em Mercedes, alunos de duas escolas foram selecionados para participarem pela primeira vez do projeto. Foram quatro turmas do terceiro ano e três professoras envolvidas na condução das atividades. 

No concurso de desenhos, venceram os alunos Isabel Schaab, da Escola Tiradentes, Rafael Berschiniock, da Escola José de Alencar e Nayara Scheuermann, também aluna da Escola José de Alencar. Cada um ganhou, como premiação, uma bicicleta. 

“É gratificante observar que a escola, além de trabalhar conteúdo básico e necessário, também abre as portas para projetos integradores, que ajudam a preparar nossas crianças para um futuro mais humano, sustentável e cooperativo”, comentou Neiva Schaab, coordenadora da Escola José de Alencar e mãe da aluna Isabel Schaab. 

“Eu aprendi que é muito importante cuidar e preservar nosso ambiente. E também fiquei muito feliz em ganhar a bicicleta, porque me esforcei e caprichei muito no meu desenho”, disse a aluna Isabel Schaab. 

A professora Jucelene Biesdorf, da Escola José de Alencar, conta que, na turma, são apenas oito alunos, e saber que dois deles foram premiados, foi uma confirmação de que o ensino foi produtivo. “Atingi meu objetivo, que era conscientizar a todos pela importância de conservar a água e o solo. Plantamos a semente hoje, para colhermos o fruto da cidadania amanhã”, comemora. 

Também foi premiada, durante o encerramento do projeto, a professora Cristina Mensh Porto, da Escola Tiradentes.  

A Secretária de Educação de Mercedes, Juciane Brum, elogiou a iniciativa da Integrada em levar conhecimento para crianças de uma forma lúdica e eficiente. “Foi gratificante observar o envolvimento dos alunos e o apoio constante da cooperativa para o sucesso do projeto. Ano que vem queremos participar, ampliando para outras turmas”, explicou Juciane. 

Projeto Plante um Sorriso 

Um dos projetos sociais mais sólidos da Integrada é o Plante Um Sorriso, criado em 2003. A proposta é voltada para crianças em idade escolar, buscando promover a educação, a cultura e a cidadania de alunos das escolas municipais onde a Integrada atua. 

Pensado inicialmente para a coleta e entrega de brinquedos em datas comemorativas, o Plante um Sorriso evoluiu e conta com uma grade de eventos que envolvem a formação e conscientização da nova geração de pessoas.  

Este ano, o Plante um Sorriso atuou em oito municípios (Guaíra, Mercedes, Goioerê, Ubiratã, Marialva, Mauá da Serra, Assaí e Rolândia), com a participação de 24 escolas municipais, atendendo em torno de 750 crianças. 

O encerramento, realizado em Guaíra (PR) e Mercedes (PR), contou com a presença da Marie Luise Bartz, bióloga e filha de Herbert Bartz, que interagiu com a criançada. “A ideia é esta mesma: estar junto delas, para que percebam que esta história é nossa, que as personagens estão ao alcance delas também”, contou Marie. 

O diretor-secretário da Integrada, Sérgio Otaguiri, lembrou que projetos voltados para o desenvolvimento social das comunidades são um compromisso do cooperativismo. “É nosso princípio, quanto cooperativa, levar conhecimento a alunos e professores, numa rede de apoio para a educação ambiental. E o nosso projeto Plante um Sorriso está à disposição das escolas que concordarem com o desafio proposto”, disse Otaguiri. 

A Regional Guaíra, que abrange o município de Mercedes, é uma das mais atuantes da cooperativa. Este ano participaram do projeto dez escolas, num total de 300 crianças que, além das atividades educacionais sobre meio ambiente, proteção e conservação do solo e água e sustentabilidade, são convocadas para concursos literários e de desenhos. 

“Abraçamos o projeto porque sabemos o quanto é importante estar próximo da comunidade. E a cada ano fortalecemos a presença da Integrada na nossa região, de forma positiva para crescermos juntos”, concluiu o gerente da RG Guaíra, Eronir Felizari.