Produtividade Integrada

CULTURA DE SOJA VERÃO 2020/2021

A colheita da soja referente à safra 2020/2021 foi oficialmente finalizada no último dia 15 de maio, data que iniciam os preparos das áreas para o vazio sanitário, período de eliminação das plantas em prevenção à ferrugem e outras doenças da lavoura.

Esta foi uma safra de desafios, principalmente, pelos problemas climáticos provocados pela seca. Algumas regiões tiveram atrasos no plantio e chuvas em excesso durante o desenvolvimento dos grãos. Alguns produtores enfrentaram problemas mais graves como a necessidade de replantio e abortamento de vagens, que motivou um monitoramento mais apurado da equipe técnica.

Nas regiões de atuação da Integrada, os cooperados tiveram em média uma boa safra, muitos com produtividade acima dos 6 mil quilos/ha, acima da média prevista para o estado. “Nossa equipe técnica esteve a todo tempo monitorando e oferecendo a assistência aos associados da cooperativa. E isso, aliado à alta tecnologia aplicada no campo, fez toda diferença na produtividade e rentabilidade”, explica o gerente técnico Wellington Furlaneti.

Como forma de promover o desenvolvimento e utilização de tecnologias sustentáveis buscando altas produtividades com rentabilidade, a cada safra, a cooperativa realiza o concurso “Produtividade Integrada”.

O compartilhamento de técnica e uso de Boas Práticas Agrícolas proporcionam maior eficiência e renda, a elevação dos níveis médios de produtividade, a valorização dos profissionais participantes, o crescimento da Integrada, o bem-estar dos cooperados e suas famílias, desenvolvimento econômico e social, além de benefícios ambientais relacionados à manutenção dos sistemas produtivos.

Este ano foram mais de 130 áreas inscritas, com a participação de todas as regionais e profissionais da assistência técnica. Participaram da Produtividade Integrada os cooperados que se inscreveram no concurso, adquiriram os insumos na Integrada e foram acompanhados por um dos nossos técnicos e agrônomos.

Fique atento! Na próxima edição da Revista Integrada, você irá acompanhar entrevistas exclusivas com os vencedores.