Programa Connect inicia jornada sobre inteligência artificial no agro durante a ExpoLondrina 2025

Primeiro encontro do ano reuniu 45 jovens cooperados no Pavilhão Smart Agro, marcando o início de uma nova fase voltada à inovação no campo

A Integrada Cooperativa Agroindustrial realizou durante a ExpoLondrina 2025, o primeiro encontro do ano do Programa Connect, que nesta edição traz como tema central a Inteligência Artificial aplicada ao agronegócio.

A reunião aconteceu na última quinta-feira (10), no Pavilhão Smart Agro, reunindo 45 jovens cooperados de todas as regionais da cooperativa.

Logo no começo da manhã, os participantes foram recepcionados pela equipe de cooperativismo no estande institucional da Integrada, seguindo posteriormente para o local do evento.

Este foi o primeiro de quatro encontros programados para este ano, marcando o início da jornada de conhecimento em IA no agro. A proposta é aprofundar o debate sobre inovação e tecnologia no campo, capacitando os jovens para os desafios de um setor cada vez mais digital e competitivo “desde 2018 realizamos anualmente ações do Programa Connect com foco em inovação e governança. Nosso objetivo é apresentar aos jovens o que há de mais moderno no cooperativismo e no setor agrícola”, diz Pedro Crusiol, coordenador de cooperativismo.

Ministrado pelo instrutor Ailton da Silva, o encontro inaugural abordou a conceituação de inteligência artificial e sua aplicação prática no campo, com destaque para o uso de câmeras inteligentes no reconhecimento de padrões e diferenciação de produtos “nesse primeiro encontro falamos sobre IA de maneira geral para o agro, explicamos sobre alguns aplicativos e tecnologias e trouxemos alguns dispositivos para que os jovens experimentem um pouquinho da inteligência artificial na prática”, declarou o instrutor.

O filho de cooperado, Frederico Alexandre de Andrade participa do Programa Connect pela segunda vez e destaca como a experiência tem auxiliado os negócios da família ”o Connect está abrindo a minha mente e despertando meu interesse por novos conhecimentos. A tecnologia que aprendo aqui consigo adaptar e explicar de forma simples para meu pai, o que tem facilitado a ação no dia a dia. Hoje, usamos mais recursos tecnológicos e já sentimos o reflexo disso na produtividade”, comenta Frederico.

O Programa Connect é uma iniciativa estratégica da Integrada voltada a fortalecer o vínculo entre a cooperativa e os jovens cooperados, preparando as novas gerações para assumirem um papel ativo na gestão, na inovação e no futuro do agronegócio.

A jovem cooperada, Amanda Roberta Pereira Dias está se preparando para cursar agronomia. Ela ajuda na propriedade da família e diz que o programa tem proporcionado a ela um grande crescimento “já conheci muitas pessoas por meio do Connect . Fiz novas amizades, vivo muitas experiências. O convívio com outros jovens tem sido muito importante para mim”, disse Amanda.

 Com o foco em Governança e Inovação, o programa busca desenvolver a gestão compartilhada no campo, estimular uma visão estratégica do agronegócio, fortalecer o relacionamento e o engajamento dos jovens com a Integrada.

Mais que uma capacitação, o Programa Connect representa uma plataforma de transformação para jovens cooperados que desejam ser protagonistas no avanço tecnológico e na sustentabilidade do agro.