O programa estadual de irrigação “Irriga Paraná” foi discutido durante a Expoingá.
O programa, que visa aumentar a produtividade agrícola por meio da irrigação, deve ser lançado no primeiro semestre deste ano.
A reunião de apresentação do programa, organizada pela Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento, aconteceu na sexta-feira (17), no estande da Seagri. Estiveram reunidas autoridades estaduais e representantes dos órgãos ligados ao meio ambiente como IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural) e IAT (Instituto Terra e Água), e cooperativas do estado.
O secretário estadual de desenvolvimento sustentável, Everton Souza explicou que o objetivo é buscar soluções para a agricultura, já que as mudanças climáticas têm tornado a produção no Paraná um grande desafio “o agronegócio é a base para a economia paranaense. Estamos desenvolvendo um programa que incentive o produtor rural a instalar equipamentos de irrigação, que irão garantir a produção nos momentos em que a estiagem estiver prolongada”, explicou Souza.
O gerente estadual do IDR, Amauri Ferreira Pinto disse que o regime hídrico do Paraná sempre foi bem distribuído, mas, por causa do aumento da produtividade e da crescente demanda por água, está sendo necessário um novo planejamento “o uso de água pela agricultura está cada vez maior. Nosso objetivo é levar a irrigação para os produtores como uma prática comum da produção”, afirmou.
O Programa Irriga Paraná irá oferecer incentivo aos produtores rurais, e para que haja adesão, irá contar com a participação das cooperativas .
O diretor-secretário da Integrada, Sérgio Otaguri participou da discussão e reafirmou o apoio da cooperativa “este é um projeto importante para os produtores. Nós apoiamos ações que tragam benefícios para nossos cooperados”.