A Integrada Cooperativa Agroindustrial entregou um cheque ao Hospital do Câncer de Londrina (HCL), por meio da Campanha Saca do Bem. A iniciativa estimula produtores rurais e cooperados a doarem parte de sua produção em benefício do hospital. Nesta segunda edição, foram doadas 1.493 sacas de soja, que somaram R$ 246.382,34.
A direção do HCL recebeu o presidente da Integrada, Jorge Hashimoto e equipe, para o repasse do valor. O hospital atende pacientes de centenas de municípios do Paraná e de outros estados. É referência para cinco regionais paranaenses no atendimento adulto, e oito regionais no atendimento pediátrico.
O diretor presidente da Integrada, Jorge Hashimoto, salientou o caráter fundamental do HCL para a população. “É um serviço essencial, e ficamos muito honrados em colaborar, através da solidariedade dos cooperados. O HCL estende sua atuação para regiões onde a Integrada também está presente, pois temos 15 Regionais e 65 unidades de recebimento de grãos, no Paraná e São Paulo. Para a Integrada, todo apoio ao HCL é prioridade”.
A diretora estratégica do HCL, Mara Fernandes, destacou a importância de “ações concretas de solidariedade. Percebemos que há um comprometimento real da Integrada, através dos cooperados, colaboradores e parceiros. Um forte exemplo foi a doação de máscaras faciais N95, logo no início da pandemia de Covid-19. Tivemos uma sobrecarga com a doença e chegamos a tratar 40 pacientes, ao mesmo tempo, com ambos os diagnósticos, além da demanda específica. Entre os insumos que ficaram escassos e até em falta, as máscaras. A cooperativa logo providenciou e nos doou essa proteção, que recebemos com muita gratidão”.
A divulgação das ações da Integrada nas redes sociais, em benefício do HCL, chegou até o filho da diretora do hospital, que está na Europa. “Ele recebeu vários comentários positivos sobre o HCL. É fantástica a potência da repercussão dessas ações da Integrada no meio virtual”, ressaltou Mara Fernandes.
Ampliar a prevenção
Na visita da Integrada ao HCL, a diretoria da instituição hospitalar apresentou projetos de ampliação. “Desde um consultório itinerante, até um Centro de Prevenção e Diagnóstico, com suporte para cuidados paliativos, estamos projetando o futuro do HCL em todo o Paraná. A ideia é salvar cada vez mais vidas a partir do diagnóstico precoce, e, também aprimorar o acolhimento, quando for o caso”, pontua a gestora Mara.
O HCL mantém uma equipe multidisciplinar, com profissionais de psicologia, fonoaudiologia, nutrologia e várias outras áreas, inclusive odontologia. Na pediatria, as crianças recebem atenção de uma pedagoga, em uma escola que funciona no espaço de saúde. “É preciso oferecer o melhor atendimento possível, tanto para salvar vidas como para desmistificar o câncer. A doença tem cura em muitos casos, mas a população precisa procurar o serviço especializado o quanto antes”, orienta Mara.
Em 2021, o HCL fez mais de um milhão de atendimentos, como cirurgias, consultas e procedimentos. “Nós registramos a cura completa de mais de 11 mil pacientes por ano. Eles são liberados após cinco anos de exames de controle. Esse número é maravilhoso. Porém, a maior parte do nosso trabalho ainda está voltada para o tratamento mais complexo. Por isso, planejamos reforçar a prevenção, facilitando o acesso a consultas e exames, e em programas de conscientização. O alvo é impedir que um pequeno ponto, muitas vezes curável, evolua”, explica Mara Fernandes.
Para concretizar tantas melhorias, a direção do HCL tem buscado na sociedade civil organizada, o apoio de parceiros. “Muitos dos nossos projetos são realidade porque recebemos o apoio e confiança de empresários, de grupos de ação social e de cada pessoa que contribui, mensalmente ou de várias outras formas” salientou Mara Fernandes.
O presidente do HCL, Francisco Ontivero, destacou que a Integrada é muito presente nas ações solidárias de suporte ao hospital. Há mais de uma década, a campanha de arrecadação de fraldas para adultos da cooperativa é outra iniciativa que complementa a demanda diária do HCL. A Integrada é a maior empresa de Londrina e uma das dez maiores cooperativas agroindustriais do país.
Também participaram do repasse de solidariedade, o administrador do HCL, Edmilson Garcia, a coordenadora de voluntariado, Iracema Fabian, e o coordenador da Campanha Saca do Bem, Fábio Maneiro.
No time Integrada, junto com o presidente, Jorge Hashimoto, compartilharam o momento, a coordenadora de marketing e comunicação, Patrícia Fígaro, a assistente de marketing e comunicação, Maria Cristina Cardoso, a analista de marketing e comunicação, Fernanda Yano, e o coordenador de cooperativismo, Pedro Crusiol.