Ao longo dos anos, a Integrada tem investido continuamente em soluções de excelência para gerar valor aos cooperados, com governança, solidez e sustentabilidade.
O objetivo é sempre, auxiliar os associados para que ocorra um planejamento estratégico eficaz, fundamental para garantir rentabilidade com sustentabilidade no campo.
Ter sementes de qualidade é essencial para o sucesso nas lavouras. E é com esse olhar de excelência desde o início do processo produtivo, que a Integrada tem aprimorado o trabalho executado nas suas unidades de beneficiamento de sementes, localizadas em Londrina, Santa Cecília do Pavão e Mauá da Serra.
As UBs são os pilares para a promoção da agricultura sustentável e para o fortalecimento da produção rural. Nestes locais as sementes são selecionadas e tratadas para garantir a qualidade e a uniformidade da germinação, proporcionando assim uma safra altamente produtiva.
Instalada com tecnologia de ponta, a Unidade de Beneficiamento de Santa Cecília do Pavão, processa 200mil sacas por ano, sementes que são comercializadas entre os cooperados e clientes da Integrada.
Com modernos equipamentos e parcerias de grandes empresas, a unidade produz sementes de soja e trigo de alta qualidade “nossos equipamentos são todos automatizados. O processamento é feito com altíssima precisão”, afirma Márcio Zanatta, coordenador de insumos da Integrada.
Além de contribuir para a melhoria das colheitas e do rendimento dos cooperados, a Unidade de Beneficiamento promove a segurança alimentar por contribuir com a produção de alimentos mais saudáveis.
Beneficiamento
Desde a coleta até a entrega, o processo de beneficiamento é rigoroso e cuidadosamente monitorado.
As sementes chegam na UBS e passam pelo recebimento, secagem e a padronização. Depois, são formados lotes, que são resfriados e armazenados para então, passarem por análise no laboratório “é feita uma avaliação minuciosa do lote para saber se ele poderá ser comercializado ou não. Apenas as sementes aprovadas vão para o campo, o que garante a segurança para o nosso cooperado. Os lotes reprovados voltam para a indústria”, explica Zanatta.
Amanda Turozi Zulianelli, encarregada do laboratório diz que para a comercialização das sementes são seguidos os padrões do Ministério da Agricultura e também, padrões internos de qualidade “no laboratório atestamos a qualidade, produzimos o boletim de análises de sementes e encaminhamos o documento para as unidades de recebimento, que avaliam a possibilidade de comercialização. Tudo muito bem examinado para que o resultado final seja satisfatório”, declara.
A análise laboratorial avalia todo o processo de produção das sementes: o que ocorreu no campo, na unidade de beneficiamento e como foi feito o armazenamento “no laboratório é mensurada a qualidade final do produto. São realizadas 9 tipos de análises, entre elas o poder de germinação, o vigor e a pureza da semente”, complementa Eduardo Valente Rabelo, responsável técnico pela UBS de Santa Cecília do Pavão.
Cooperantes
A semente é a parte da planta utilizada na multiplicação das culturas. Ela precisa estar viva, sendo capaz de germinar e se reproduzir quando proporcionadas as condições favoráveis.
Por isso, o cooperante, produtor de sementes da Integrada, é diferenciado. Oferece toda estrutura no campo para que os insumos consigam se desenvolver com qualidade “o processo de produção começa desde o momento que é escolhido o cooperado com perfil para produzir sementes. Tem que ser um associado que faça a colheita no momento certo e direcione a produção para a UBS para que as sementes já comecem a ser tratadas”, diz Eduardo Rabelo.
A Integrada conta com a parceria de mais de 100cooperantes, que recebem todo o apoio da cooperativa, por meio dos agrônomos e dos responsáveis técnicos da produção de sementes “nossa equipe oferece toda assistência técnica para que o campo de sementes seja produtivo. O cooperado pode confiar, é um trabalho feito com muita excelência”, garante Amauri Orlando, gerente da regional Assaí.
A UBS tem o compromisso com a formação e capacitação dos cooperantes.
Frequentemente são realizados treinamentos e workshops que orientam os produtores de sementes sobre as melhores práticas de plantio e manejo, além de informar sobre as características dos insumos. Isso não apenas melhorou a qualidade da produção como também, elevou a conscientização sobre a importância da escolha de sementes.
Haunston Munhoz é cooperante há mais de 15 anos. Possui propriedades em Santa Cecília do Pavão, Nova Santa Bárbara, São Jerônimo da Serra e Santo Antônio do Paraíso, áreas certificadas pelo Ministério da Agricultura.
Ele conta que faz essa atividade com muito comprometimento e diz que se sente orgulhoso “fazer semente é uma responsabilidade muito grande. Cuido das minhas lavouras com muito carinho e ter um campo que atinge níveis acima de 90% de germinação e vigor é uma grande vitória”, afirma.
Safra Super
Este processo de produção de insumos de alta qualidade inclui a Safra Super, semente especial da Integrada produzida com alta tecnologia que possui alto teor de germinação e vigor.
Enriquecida com molibdênio, que auxilia na fixação do nitrogênio presente no solo, a Safra Super otimiza o manejo para um investimento promissor “sou um grande defensor da Safra Super porque realmente é uma semente diferenciada. Quem já experimentou vê a diferença no campo. A planta tem mais cor, mais brilho”, diz Hauston.