Silo de Ideias: Colaboradores são premiados por ideias inovadoras

Com foco na inovação e na captação de bons resultados, a Integrada desenvolve o programa Silo de Ideias, voltado a apoiar novas ideias de melhorias contínuas, apresentadas pelos seus colaboradores.

Nesta semana, buscando investir em pessoas e conectar propósitos, a cooperativa premiou os colaboradores que apresentaram projetos inovadores.

Seis projetos foram reconhecidos na categoria “Novas ideias”. Os trabalhos passaram por duas   etapas de avaliação, onde o comitê técnico analisou a viabilidade das ideias e em seguida os colaboradores montaram um modelo de apresentação, que foi avaliado pelo comitê final “émuito bom ver que o programa está gerando resultados. Foram premiadas ideias bem diferentes, o que mostra que dentro do programa temos espaço para iniciativas que vão desde uma pequena mudança até uma alteração de maior impacto”, diz Bruna Coelho, analista de planejamento da Integrada.

O objetivo da categoria “Novas ideias” é reconhecer os colaboradores que apresentem ideias novas, que ainda não foram executadas e que necessite de ajuda na realização, seja do time ou de investimentos “esperamos que as premiações continuem acontecendo e que cada vez mais surjam novas e boas ideias. É uma forma de incentivar a participação de todos no desenvolvimento da cooperativa, dando espaço para que cada um colabore com seus conhecimentos”, ressalta Bruna.

Para o colaborador João Carlos Cobres, analista de logística, participar do Silo de Ideias é muito gratificante “são pequenas ideias que podem trazer resultados expressivos”, diz.

João Cobres apresentou a ideia do 3º eixo no caminhão. Sugeriu colocar um eixo fixo a mais no veículo de transporte de produtos agrícolas da cooperativa. Com essa iniciativa, será possível transportar 400 toneladas a mais por ano, aproximadamente 2 mil quilos a mais por viagem “é importante a gente conseguir melhorar a nossa produção. Com a mesma estrutura conseguimos atender melhor as regionais”, afirma.

Paula Matias, da unidade de recebimento de Santa Fé participou do Silo de Ideias com um projeto na área da segurança do trabalho. Ela conta que se sentiu muito valorizada quando sua ideia foi selecionada “para mim, foi uma grande oportunidade de colocar em prática ideias voltadas à segurança do trabalhador. Com a troca de ideias chegamos na melhor solução”, declara.

Ideias premiadas

Seis ideias foram validadas pela comissão julgadora e resultaram em premiação para os colaboradores envolvidos.

A seguir você confere o nome das ideias selecionadas e os benefícios que elas trazem para a cooperativa:

** 3º Eixo Caminhão: Apresentada pelos colaboradores João Carlos Cobres, Valdir Duarte e Andre Soares de Brito, da Matriz e da unidade de recebimento de Ibiporã.

A ideia propõe a modificação de um caminhão do CD, permitindo que o veículo transporte mais carga por viagem. O transporte, a cada viagem, aumentou de 4,7 toneladas para 7,2 toneladas.

O caminhão começou a operar em agosto e ao longo de 12 meses será monitorado o desempenho do veículo. A expectativa é que a bem feitoria tenha payback de 1,1 ano, ou seja, que o investimento feito na mudança do eixe se pague em 1 ano e 1 mês.

 **Redução de Impressão: Ideia apresentada pelos colaboradores Rogério da Silva e Edson Pereira da Silva, da Matriz e regional Cornélio Procópio.

O projeto reduz a impressão do ticket da balança, que era feita a mais devido a uma falha no sistema.

O colaborador Rogério da Silva percebeu que ao imprimir o ticket da balança saia um ticket a mais, que acabava sendo descartado. Com o suporte do colaborador Edson Pereira da Silva, foi feito o ajuste da impressão, evitando impressões desnecessárias.

**Amigo do Papel: Ideia do colaborador da matriz, Renato de Oliveira Tsuda.

Sugere a instalação de impressora exclusiva para reaproveitamento de impressão, proporcionando que documentos não oficiais sejam impressos em rascunhos de folhas já utilizadas.

Para abastecer a impressora, o colaborador desenvolveu uma campanha interna, solicitando que todos guardassem os rascunhos que serão reutilizados.

**Segurança do Colaborador: Ideia da colaboradora Paula Matias da Silva, da unidade de recebimento de Santa Fé.

Paula propôs a mudança do crachá de cordão contínuo para o crachá com trava de segurança no verso. Assim, caso o crachá, acidentalmente, fique preso em algum lugar, ele será solto evitando danos ao colaborador.

** Big Bag Premiado: Ideia da Mayara Julio, Fabio dos Santos Abreu, Cláudio Martins de Padua, Helder Santana, da regional Ubiratã.

A proposta foi desenvolver uma campanha para doação ou venda de bags para a cooperativa por um preço acessível. Os participantes ganham um voucher para concorrer a uma premiação no fim do ano.

A ideia surgiu porque, normalmente, terceiros compram os bags dos cooperados e revendem com preço maior. A ideia é ter mais bags de qualidade

**Check List para Recebimento de Fertilizantes: Sugerido pelos colaboradores Henrique Aguiar Andrade, Renato de Oliveira Tsuda e Gustavo Momesso da Silva, da matriz e unidade de recebimento de Santa Mariana.

A ideia foi implantar um check list, através de uma ferramenta online, que será utilizado no momento de recebimento das cargas de fertilizantes, permitindo saber se o produto que chegou está correto, evitando assim, o recebimento de cargas alteradas.

O check list vai avaliar o estado da carga, o documento, o tempo de transporte.

Para a utilização da ferramenta, foi feito treinamento com os colaboradores envolvidos.