Solidariedade: HU recebe doação da Integrada

Representantes do Hospital Universitário de Londrina (HU), visitaram a matriz da Integrada, nesta sexta-feira (16), para receber um cheque simbólico, no valor de R$20 mil. A iniciativa incentivou mais uma ação de voluntariado entre os cooperados da Integrada.

O diretor secretário da cooperativa, Sérgio Otaguiri, conduziu a reunião, que contou com a presença da superintendente do HU, Vivan Feijó, e a diretora administrativa, Daiane Cardoso.

Vivian informou que o HU atende 95 municípios paranaenses e trabalha com recursos 100% do SUS, através de repasses federais e estaduais. Com a pandemia, o hospital foi qualificado como referência para Covid-19, o que aumentou o número de atendimentos e o uso de materiais hospitalares. “Somos referência em outras áreas e acumulamos mais essa demanda, e não poderia ser diferente, por essa razão, o recurso recebido da Integrada é muito importante”.

A superintendente explica que a doação vai ser utilizada na compra de itens de limpeza e equipamentos de proteção individual. “É um recurso que tem aplicação menos burocrática, o que agiliza a compra dos materiais. Veio no momento certo”.

De março até agora, o HU fez 13.636 atendimentos só para Covid-19. Dos 594 leitos destinados para urgência e emergência, 200 são exclusivamente para casos da doença. “Os itens descartáveis são os mais consumidos, como os 1.500 aventais utilizados por dia, por essa razão, a verba doada é extremamente necessária”, destaca Vivian.

A diretora administrativa, Daiane Cardoso, valorizou a parceria do hospital com a sociedade civil. “É um reconhecimento do serviço prestado pelo hospital em benefício da comunidade. E, a Integrada cumpre um papel muito importante desde o início da pandemia de Covid-19, porque teve a sensibilidade de oferecer ajuda ao HU através de doações de máscaras e luvas. Agora, mais essa contribuição indispensável”.

Para o diretor secretário da Integrada, Sérgio Otaguiri, a pandemia de Covid-19 reforçou valores como o espírito cooperativista e de sustentabilidade social na instituição. “É preciso estar sensível ao momento difícil que estamos atravessando com a pandemia. Ficamos felizes em contribuir para que as dificuldades sejam amenizadas, especialmente na área da saúde”, pontua.