Sustentabilidade: Do campo à Educação

Com a história do agricultor Herbert Bartz e sua técnica para preservação do solo, o projeto Plante um Sorriso da Integrada inspira e premia crianças no Paraná.

No mês de outubro, foi realizado o encerramento do projeto Plante um Sorriso em sete escolas municipais que abrangem a área de atuação da Integrada Cooperativa Agroindustrial, no estado do Paraná. A proposta iniciou junto ao ano letivo e envolveu alunos do ensino fundamental das séries iniciais. O tema trabalhado teve como base o livro “O mistério do Ribeirão Vermelho”, do autor e jornalista Wilhan Santin, inspirado na história de Herbert Bartz, que aborda a necessidade da preservação do solo, o sistema de plantio direto e meio ambiente.

A analista de relacionamento da Integrada, Lígia Savióli, foi responsável pelas ações. “Propomos o tema plantio direto para os alunos de forma lúdica, de modo que eles conseguissem identificar ações sustentáveis de preservação do solo. Uma vez absorvida as informações, os estudantes reproduzem em casa para as famílias, assim cooperamos para formar indivíduos comprometidos e responsáveis com o meio ambiente”, pontuou.

Cada instituição planejou de forma autônoma, como iria aplicar o conteúdo em sala, o que resultou em concursos de desenhos, redações e exposições com os trabalhos elaborados pelas turmas.

O projeto Plante um Sorriso abrangeu os municípios paranaenses de Astorga, Bandeirantes, Mercedes, Ubiratã, Uraí e Guaíra, que contou com a presença de Marie Luise Caroline Bartz, filha do agricultor Herbert Bartz, que inspirou o livro e deixou o legado do plantio direto.

Plante um Sorriso em Uraí (PR)

Em Uraí (PR), a diretora Ilma Pedreira Raniere, da escola municipal Dr. João Ribeiro Junior, ressaltou a importância do projeto. “Foi um incentivo a mais para os alunos e fez toda diferença na autoestima das crianças. Envolvemos as turmas de 4º ano do ensino fundamental e suas famílias, para que o projeto fosse desenvolvido por completo”.

Para a professora Luciane Sales, a experiência foi positiva. “O livro foi trabalhado desde o início do ano com leitura coletiva, interpretação, produções textuais e finalizamos com as pinturas. Vi no olhar deles a vontade de aprender e o conteúdo contribuiu para a aprendizagem de todos. Para mim foi gratificante ter duas alunas contempladas”, detalhou.

Valdirene Pacheco, mãe da aluna Patrícia Pacheco Batista, se emocionou ao saber que a filha foi uma das premiadas. “Queria muito agradecer a todos, fiquei muito feliz”, declarou. E para a estudante, receber o prêmio foi um sonho realizado “eu ainda não tinha uma bicicleta, estou muito contente”, comemorou.

Os alunos Heloísa Garcia Nunes e Samuel M. Bueno Luiz, ocuparam a primeira e terceira colocação, e também levaram para casa uma bicicleta. Para Daiane Nunes, valeu a pena todo o esforço da filha, que envolveu toda a família no processo. A mãe Cilene Luzia Bueno, agradeceu a iniciativa da cooperativa e elogiou o desempenho do filho Samuel. “Ele merece muito e que venham outros, agradeço a Deus, a escola e a Integrada”. Os pais não mediram esforços para comparecer no encerramento do projeto, reforçando a parceria família e escola.

No decorrer deste período, a diretora e alunos visitaram a matriz da Integrada, em Londrina (PR), e ficaram feliz em conhecer toda a estrutura e o suporte ofertado pela cooperativa aos seus cooperados, colaboradores e comunidade.

Sobre o projeto

Criado em 2003, o Plante Um Sorriso, é um projeto social empreendido pela Integrada Cooperativa Agroindustrial. A proposta, direcionada às crianças em idade escolar, busca promover a educação, a cultura e a cidadania. Em seu vigésimo ano, aborda temas que agregam no conteúdo escolar com responsabilidade e cooperação.