Um grupo, formado por 33 integrantes da cooperativa, viveu uma grande experiência no final de agosto.
Eles participaram de uma viagem aos Estados Unidos, onde puderam conhecer associações e empresas de excelência no setor do agronegócio “foi uma experiência maravilhosa. Conhecemos novas tecnologias, ouvimos produtores rurais que trabalham com sistema de inovação de última geração. Adquirimos muito conhecimento”, diz Wellington Furlanetti, gerente técnico da Integrada.
A viagem foi uma parceria da empresa Bayer com a Integrada. Fizeram parte da comitiva, agrônomos da cooperativa e cooperados, vencedores do Programa Produtividade Integrada safra 2021-2022.
O roteiro da viagem começou por Saint Louis, passando por Bloomington e Chicago. Foram sete dias adquirindo conhecimento e trocando experiências “foi enriquecedor demais! Por onde passamos as pessoas queriam saber como trabalhamos aqui no Brasil e nós tivemos a oportunidade de falar sobre o trabalho de excelência que desenvolvemos”, afirma André Galleti, gerente de planejamento e desenvolvimento da Integrada
Durante a semana foram realizadas diversas visitas técnicas.
Na sede da Bayer, localizada em Sain Louis, a comitiva conheceu o centro de pesquisa de genética de sementes e também teve acesso à estudos para a criação de novas cultivares “conhecemos biotecnologias e produtos de inovação, que serão lançados daqui há alguns anos”, conta Luiz Rafael Martins, representante técnico de vendas da Bayer, empresa que tem um investimento de 2 bilhões de euros em pesquisa e desenvolvimento.
Foi realizada visita à Madison County Farm Bureau, uma associação de produtores rurais e também na Fazenda Heepke Farms, localizada em Bloomington, onde o grupo conheceu a forma de manejo e a dinâmica da propriedade, administrada por 5 irmãos. Numa área de 1.800 hectares, são cultivados milho, soja e raiz-forte.
Também em Bloomington a comitiva esteve na M&M Service Company, uma cooperativa agrícola, fundada em 1927, onde conheceram o serviço de venda de aplicação e o modelo de comercialização de insumos “conhecemos o modelo automatizado de comercialização, em que a empresa já faz a mistura dos químicos, prepara a calda e vende o produto pronto para ser aplicado no campo”, explica Galleti.
O grupo visitou a Farm Progress Show 2023, uma das maiores feiras de agronegócios do mundo, que aconteceu em Decatur Exhibit Field.
A Farm Progress Show é uma grande feira dinâmica de tecnologia agrícola, com demonstrações de campo através de equipamentos de semeadura, cultivo, colheita e agricultura de precisão “foi uma grande viagem de conhecimento. Tivemos a oportunidade de conferir as novidades de todo os segmentos da agricultura, especialmente no que diz respeito á tecnologia no campo”, diz Wellington.