Dia da Árvore é todos os dias

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data é diferente em outras partes do mundo. Aqui, foi escolhida porque marca o início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.

Nesta terça (21), a Integrada comemorou o Dia da Árvore com uma ação concreta: representantes da cooperativa plantaram 50 mudas de árvores nativas no Fundo de Vale do Jardim Vale Verde, região Leste de Londrina.

As mudas são parte de um lote com 500 unidades, doadas à Integrada pela fabricante indiana de insumos para agricultura UPL. Uma parceria firmada entre a cooperativa e a secretaria municipal do Ambiente de Londrina permitiu o plantio das unidades no Jardim Vale Verde.

Mais cedo, em um encontro entre a alta diretoria da Integrada e da UPL, o CEO para o Brasil, da multi indiana, Rogério Castro, fez o repasse simbólico das mudas, entregando uma planta para o diretor presidente da Integrada, Jorge Hashimoto.

O presidente da Integrada, Jorge Hashimoto, agradeceu à diretoria da UPL pela oferta das mudas em uma data tão especial para o Meio Ambiente. “Essa iniciativa da UPL mostra a visibilidade das ações da cooperativa voltadas à sustentabilidade e à preservação ambiental”.

Hashimoto acrescentou que a doação de uma quantidade expressiva de mudas de árvores nativas vai colaborar para a recuperação de outras áreas, além do Fundo de Vale do Jardim Vale Verde, o que reforça a vocação da Integrada para o comprometimento com a comunidade.

O supervisor comercial da UPL, Bruno Baldo, explicou que o recurso para a aquisição das mudas vem de um programa criado pela multinacional para contribuir em vários segmentos da sociedade, além da agregação de valor para a corporação.

“A UPL considera fundamental trabalhar por um mundo mais sustentável.  Assim, optou por adquirir e distribuir mudas de vegetação nativa, nesse caso, para compartilhar com as cooperativas parceiras. Sabemos que a Integrada cumpre um papel social e ambiental bastante ativo, por isso, temos certeza de que as 500 mudas serão direcionadas da melhor forma”, ressalta Bruno.

O CEO da UPL Brasil, Rogério Castro, acrescentou que “o Programa Cooper UP destinou as mudas para a Integrada, para marcar a iniciativa da cooperativa e da UPL de trabalhar em conjunto pelo meio ambiente, e por uma agricultura mais sustentável”.

O diretor secretário da Integrada, Sérgio Otaguiri, lembrou que “a cooperativa mantém olhar permanente na sustentabilidade. Essa iniciativa da UPL vem ao encontro do espírito cooperativista de trabalhar por um mundo melhor e por um futuro mais sustentável”.

O gerente de relacionamento empresarial da Integrada, Marcelo Peluso, destaca que “o reflorestamento vai beneficiar o córrego do Inhambú, que percorre o fundo de vale do Jardim Vale Verde. E, haverá, ainda, melhora da qualidade de vida da população, especialmente, as pessoas que moram no entorno da área revitalizada. São reflexos positivos presentes nas ações permanentes de preservação ambiental da Integrada”.

A coordenadora de sustentabilidade da Integrada, Ana Lúcia de Almeida Maia, acredita que a cooperativa é uma ponte entre as empresas do agronegócio e as comunidades onde a Integrada está inserida.

“Nesse mundo globalizado, preservar recursos tem sido uma ação em comum. E, as parcerias são fundamentais para o sucesso das iniciativas ambientais. Temos um trabalho com a secretaria municipal do Ambiente que prevê o plantio de mudas nativas em fundos de vale. Por isso, a doação de 500 mudas pela UPL enriquece nosso projeto, e acelera a recuperação das áreas contempladas”, enfatiza Ana Lúcia.

Para a gerente de educação ambiental, da secretaria municipal do Ambiente, Mariza Pissinati, o plantio de árvores nativas melhora o meio ambiente como um todo, “mas, a grande mudança é a proteção das nascentes e córregos que as árvores proporcionam, principalmente, em áreas urbanas”.

Londrina tem uma grande malha aquática na área urbanizada. São nascentes, córregos e riachos que acabaram inseridos no crescimento populacional. Nesse sentido, Mariza aponta que o município é arborizado, mas pode melhorar.

“Temos um Plano de Arborização que prevê o plantio de árvores em frente a residências, empresas e outros empreendimentos. Esse plantio em fundos de vale pode ser considerado modelo de recuperação e preservação a sensibilizar a população para a importância do equilíbrio entre o urbano e a concentração de áreas verdes”, avalia Mariza.

Para o secretário municipal do Ambiente, Ronaldo Siena, a parceira com a Integrada foi potencializada com a doação das mudas pela corporação indiana. “Estamos desenvolvendo um projeto de revitalização de fundos de vale em Londrina e essa ação, no dia da árvore, tem um significado muito forte para nosso programa, porque demonstra como as empresas e a sociedade podem contribuir para a proteção ambiental”, esclarece Ronaldo.

O secretário municipal acrescenta que o plantio das árvores foca na proteção da malha aquática urbana de Londrina e da vegetação nativa. Assim, as mudas são distribuídas nos locais para formarem mata ciliar a proteger rios e córregos. “Com mata ciliar ao redor, o córrego do Inhambú vai ficar mais longe da poluição urbana em breve”, acredita o secretário.

https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-arvore.htm