Nesta terça (05), a 60ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina será palco do IV Ciclo de Palestras em Direito Ambiental e Agronegócio, com o tema ESG no Agronegócio.
ESG é a sigla em inglês para o conceito Environmental, Social and Corporate Governance, ou, Governança Ambiental, Social e Corporativa.
A Integrada foi convidada a palestrar no encontro, através da coordenadora de sustentabilidade da cooperativa, Ana Lúcia de Almeida Maia. Para a gestora, “foi uma satisfação receber o convite, pois, estamos em um intenso processo de implementação da agenda de sustentabilidade da Integrada. A seriedade com a qual nos dedicamos ao projeto, tem nos levado a relatar o processo em vários encontros similares, o que nos dá a certeza de estarmos no caminho correto, especialmente dentro do sistema cooperativista”, avalia Ana Lúcia.
Início
O Ciclo de Palestras em Direito Ambiental e Agronegócio foi o primeiro evento jurídico realizado dentro da Sociedade Rural do Paraná, durante a Expolondrina. Na primeira edição, em 2017, houve as palestras da advogada Rafaela Parra, idealizadora do projeto, e do engenheiro Alvadi Balbinot Junior, representando a Embrapa. Os especialistas levaram mais de 300 pessoas ao Parque Ney Braga, informa a organização do evento. Na ocasião, foi lançado o livro “Função Social da Propriedade Rural: Noções gerais do aspecto ambiental e o direito de propriedade”.
No ano seguinte, a segunda edição reuniu importantes nomes dos Direitos Agrário, Comercial e do Agronegócio, como o professor Rogério Castro, da USP, e ainda, os advogados Albenir Querubini, Francisco Torma, Luisa Falkenberg, Francisco Bueno. No encontro, foi lançada a primeira edição da obra Direito Aplicado ao Agronegócio.
Em 2019, a terceira edição do evento teve como tema a Sustentabilidade, e novamente foi sucesso de público. O momento foi marcado com a publicação da segunda edição da obra Direito Aplicado ao Agronegócio.
Na volta da Expo
E, nesta edição de 60 anos da Expolondrina, após dois anos, acontece o IV Ciclo de Palestras em Direito Ambiental e Agronegócio, com a importante discussão prática e teórica do tema ESG aplicado ao agronegócio.
A advogada Rafaela Parra, explica que a proposta é “apresentar uma visão conceitual do segmento jurídico no agro, além de conhecer a posição de players do setor. Por essa razão, convidamos um representante da indústria de agroquímicos, como case antes da porteira, e a Integrada, como dentro e pós porteira. Queremos saber como esses atores têm enxergado a adesão dos seus públicos ao conceito de ESG”.
O ESG é agenda que visa avaliar as operações conforme os seus impactos em três eixos da sustentabilidade – o Meio Ambiente, o Social e a Governança. A medida oferece mais transparência aos investidores em relação às empresas nas quais estão investindo, e gera novas oportunidades de negócios.
Mas como operacionalizar tal prática no dia a dia de produtores rurais, agroindústria e cooperativas? Essa é a pergunta que os organizadores, o escritório Araúz e Advogados Associados, se propõe a discutir.
Além da coordenadora de sustentabilidade da Integrada, os participantes vão acompanhar palestras da idealizadora do encontro, a advogada Rafaela Parra, da Araúz Advogados, e, Ricardo Barros, diretor jurídico da Adama.
Rafaela conta que a atuação da Integrada no segmento do agronegócio levou ao convite para o encontro. “Vamos ter satisfação em conhecer o direcionamento da cooperativa em ESG”, adianta.
Serviço: IV Ciclo de Palestras em Direito Ambiental e Agronegócio, com o tema ESG no Agronegócio.
Quando: 05/04/2022.
Horário: 19h.
Onde: Pavilhão Smart Agro – Expolondrina. Av. Tiradentes, 6275 – Londrina/PR.
O evento é gratuito, e também será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da Araúz Advogados. Para acompanhar, acesse: