Ideathon Smart Agro 2023: Integrada incentiva ideias inovadoras 

Ideias para transformar o futuro. A criatividade e a inteligência de jovens visionários deram o tom num encontro realizado nos dias 17,18 e 19 de março, em Londrina (PR). 

O Ideathon Smart Agro 2023 reuniu, no Parque de Exposições Governador Ney Braga, 160 participantes, entre estudantes e profissionais de Agritech, ligados a projetos de inovação e soluções para o setor do agronegócio e sustentabilidade. 

O evento contou com patrocínio da Integrada, que traz em seus valores o compromisso com a transformação digital para gerar valor aos cooperados e direcionar soluções que estejam em acordo com a agenda ESG.  

A gerente comercial da Integrada, Fabiana Andrade da Silva, participou da banca de jurados, ao lado de profissionais da Sociedade Rural do Paraná, Sebrae, Agro Valley, Governança das IES e instituições de ensino superior. 

“A participação no Ideathon foi muito gratificante, tive a oportunidade de ouvir grandes ideias que num futuro próximo terão a chance de se tornarem grandes empresas. Estar presente nesse momento corrobora com a linha de pensamento da Integrada de apoiar a inovação.” 

Como critérios, a banca avaliou o modelo de negócio, sua construção, o mercado e o impacto a gerar dentro do segmento, o grau de inovação de cada uma dessas soluções, as competências das equipes e o potencial que elas têm de continuar avançando com o modelo de negócio, além da performance durante o evento e na apresentação. 

A realização do evento ficou com Sebrae, instituições de ensino superior de Londrina, Governança do Agronegócio da região de Londrina (Agro Valley) e Sociedade Rural do Paraná.  

“Os adolescentes e jovens que participaram dessa maratona foram apresentados a mentores, metodologias e ferramentas para que pudessem iniciar essa jornada de empreendedorismo, resolvendo problemas do campo com inovação e tecnologia. A Sociedade Rural do Paraná tem como objetivo principal fazer o futuro do agronegócio melhor, para o pequeno, médio e grande produtor, desde a pré-produção ao pós-consumo, e o Ideathon é o início desse ciclo”, ressalta o diretor de Inovação da Sociedade Rural do Paraná, Renan Salvador. 

O gerente de Planejamento e Desenvolvimento da Integrada, André Galletti Júnior, falou sobre o compromisso da cooperativa com a inovação.  

“O evento marcou o impacto, primeiro, pelo volume de participantes. Isso nos alegra muito, especialmente por tantos jovens envolvidos. A Integrada participa diretamente desses eventos porque acredita que a sustentabilidade está ligada à inovação. Por meio das ideias que são geradas, é possível projetar e desenvolver a continuidade dos negócios”, apontou Galletti. 

Combate à cigarrinha do milho venceu a maratona de ideias 

 A equipe CaAI Agro saiu na frente da maratona positiva, e trouxe solução inéditas para um problema que tira o sono dos produtores rurais. Para auxiliar no combate à cigarrinha do milho, o time desenvolveu um acessório para o pulverizador, constituído de uma barra de fibra de carbono com hastes de alumínio e palas laterais suspensas na vertical, que vai acoplada na barra do pulverizador, proporcionando maior eficiência do inseticida. 

“Trouxemos algo que ainda não existe no mercado, que não demanda de muita tecnologia, mas que irá resolver um problema real que existe no campo”, explica Letícia Tominaga Plá Gil, estudante do curso de Agronomia.  

O segundo lugar ficou com a Agro Irrig, que apresentou um modelo de negócio para automatizar o processo de irrigação de áreas que possuem plantações sobrepostas, além de proporcionar uma produção mais eficiente e sustentável, gerando economia de tempo e recursos.  

A terceira colocada foi a Smart Milk, que pensou em uma solução para reduzir a perda de leite por bactéria e aumentar o faturamento do produtor deste segmento. O serviço oferece, por meio de um laboratório de testes, o mapeamento de vacas e testes diários de cada animal, além de relatórios e resultados dos testes disponibilizados a partir de um aplicativo.  

Os vencedores do Ideathon Smart Agro 2023 foram premiados com troféus e contemplados com 10 horas de mentoria especializada com o Sebrae e vaga no curso de Design Sprint, além do acesso direto ao Hackathon Smart Agro que acontecerá durante a Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina no mês de abril. 

Com colaboração da Assessoria de Imprensa da Sociedade Rural do Paraná 

Fotos: Thomé Lopes e Bruna Coelho