A Integrada Cooperativa Agroindustrial completou 26 anos, nesta segunda (06). A data foi celebrada em todas as unidades, no Paraná e São Paulo.
E, no primeiro encontro presencial após quase dois anos, a programação foi especial. Ainda assim, os cuidados preventivos permanecem.
Em cada unidade, os responsáveis organizaram uma recepção aos cooperados e colaboradores, com momentos de gratidão através de atos religiosos, e ainda, discursos sobre a importância da Integrada, as realizações e o futuro da cooperativa.
Na matriz, em Londrina, houve uma celebração ecumênica e um café comemorativo, na AFIL – Associação dos Funcionários da Integrada em Londrina, que fica no mesmo local.
Um grupo musical formado por colaboradores surpreendeu e enriqueceu o evento. Aline Eugenio Brito, assistente financeiro, Fábio Aparecido Rodrigues, analista comercial, Maicon Bianconi, analista financeiro, Maquiel Rodnei Cagol, gerente comercial e o atendente Willian Nievas Murca executaram belas músicas sacras.
Colaboradores e cooperados assistiram o vídeo institucional e o vídeo da campanha “Integrada – esse é o nosso futuro”. Em seguida, o pastor Sílvio Gonçalves, da Igreja Adventista da Promessa, fez referência ao Salmo 126, considerado uma canção de gratidão pela vida. “É o momento no qual o povo de Deus, após cerca de 70 anos longe de casa, retorna ao lar. Esse salmo nos lembra que semear é uma tarefa árdua, mas a recompensa da colheita alegra os corações dos perseverantes”, disse pastor Sílvio.
O padre Wendel Perre dos Santos, da Catedral de Londrina, complementou o momento de reflexão, ao citar Atos dos Apóstolos, que ressalta a integridade do fiel como atitude que leva à celebração da vida e a crença na esperança e no futuro. Em homenagem à origem do presidente da Integrada e de outros fundadores e cooperados orientais, Padre Wendel fez referência a um dito japonês do ano de 1.333, “elevo meus olhares aos céus, e a brisa suave envolve todo o meu ser. É como saber que a fé nos fortalece e nos encoraja”, explicou padre Wendel.
Passado, presente e futuro
O diretor presidente da Integrada, Jorge Hashimoto, contou que os 28 agricultores que fundaram a Integrada, em 1995, sabiam que seria desafiador. Eles, e todos os colaboradores e novos cooperados trabalharam com dedicação e ajudaram a transformar a cooperativa em uma das mais importantes empresas do Brasil.
Hashimoto lembrou que a Integrada exporta produtos para mais de 30 países. O presidente destacou que a força da união levou ao trabalho dedicado e à superação, especialmente em 2020 e 2021, com a crise climática dando sobrepeso à pandemia. “Em dois anos de Covid-19 perdemos colaboradores e cooperados para esse vírus terrível. Fica nossa homenagem aos que se foram e nosso conforto às famílias. Também, tivemos uma severa crise hídrica e três geadas seguidas. Foi preciso nos reinventarmos, e, seguir em frente”.
O presidente reforçou entregas como ampliações, reformas, e aquisições de estruturas para atender o cooperado com mais qualidade e rapidez. Citou o avanço na gestão de pessoas, que entrou em nova fase com a implantação do Programa de Compliance e a elaboração do Código de Integridade e Conduta.
O líder da Integrada acrescentou que o planejamento estratégico tem base na inovação, como parcerias com hubs especializados no agronegócio, como AgTech Garage e o Cocriagro. Citou a participação da Integrada na maior feira de negócios do mundo, a Expo Dubai, nos Emirados Árabes. Na feira, foram apresentados o café Coperatto, o suco de laranja concentrado e os derivados de milho.
Entre outras realizações, está o alto desempenho do TRR de combustíveis, de Ibiporã, e o anúncio de uma filial do Terminal, em Ubiratã, no Oeste do Paraná. Outras entregas planejadas e concretizadas são o lançamento de novos alimentos pet, como o Brusky Todo Dia, Brusky Adultos Raças Pequenas, e Brusky Filhotes Todas as Raças, entre outros produtos e serviços.
“Esse alto desempenho nos levou a fechar, ainda em outubro, o faturamento de 5,1 bilhões de reais, orçado para 2021, e a alcançarmos a marca histórica de 100 milhões de reais em resultado. Somos mais de 11 mil cooperados e 2 mil colaboradores. Somos a força do agronegócio do Brasil”, finalizou Jorge Hashimoto.
Presença de cooperados
Ainda não é o momento de reunir no mesmo local todos os mais de 11 mil principais membros da família Integrada. Assim, alguns produtores foram chamados a representar a força do trabalho e da união cooperativa nas unidades.
Em Londrina, o casal Aparecido Sérgio e Geozita Olenda Fávaro resumiu a relação com a Integrada à palavra gratidão. “Houve anos em que a safra não foi boa. Mesmo assim, a cooperativa forneceu os insumos, acreditou, por isso somos fieis à Integrada”, disse Aparecido. Geozita informou que os filhos estão concretizando a sucessão familiar na atividade agrícola. “Luis e Matheus cultivam soja, milho e trigo. Nossa filha, Natália, se dedica ao café. Estamos felizes em fazer parte dessa história. Parabéns Integrada, hoje e no futuro”.
O cooperado João Nazima fez questão de parabenizar a todos da Integrada. “Os agrônomos estão mais próximos de nós, produtores, mas há muitas pessoas que fazem da cooperativa a potência que conhecemos”. João também disse que vê a Integrada como “uma grande escola, inclusive no forte trabalho social, com o apoio a instituições como o Hospital do Câncer e outros centros de atendimento. É um orgulho estar aqui”.
O agricultor Américo Amano é outro pioneiro a valorizar o desempenho da Integrada. “A Integrada cresceu e hoje é nosso maior apoio. Meu filho segue na atividade, é mais um cooperado que confia nos produtos e serviços da cooperativa. Meu netinho tem apenas 4 meses, mas já estamos mostrando que o caminho é o cooperativismo na Integrada”.
O filho do sr. Américo, Ricardo Amano, confirma a confiança na cooperativa. Ele disse ter ficado honrado com o fato de ser um dos cooperados a representar os 11 mil associados. “A cooperativa compartilha informação e tecnologia, além dos insumos. E, ter o convite estendido para minha esposa e para meu filho foi como receber um chamado de família para família. Que o futuro da Integrada seja próspero, com trabalho e realizações”.
O cooperado Samuel Faustino é outro fundador que se emocionou em mais um ano como cooperado Integrada. “Começamos sem crédito algum, muitos deram as propriedades em garantia porque acreditaram na Integrada. A gente vê onde a cooperativa chegou e fica feliz e realizado. O futuro já chegou para a Integrada. Recebemos os insumos mais modernos, a agricultura de precisão, todo um empenho em fazer o melhor pelo cooperado. Daqui para a frente, o sucesso vai caminhar junto com a inovação”, determina o produtor.