Preleção Integrada – alinhamento e sintonia que geram resultados

Na última terça-feira (30), com foco nas pessoas e nos negócios, a Integrada realizou em Londrina (PR) a Reunião Geral de Líderes.

Com o tema Preleção Integrada, o encontro destacou as realizações e conquistas da cooperativa ao longo do ano e apresentou projetos e estratégias para 2022. Participaram diretores, superintendentes, gerentes da Matriz e das 15 regionais, dos Estados do Paraná e São Paulo, e os responsáveis pelas 3 agroindústrias, em um dia de prestação de contas e sinergia com o futuro, cultivado por todos, diariamente.

Foi o retorno dos eventos presenciais, suspensos por quase dois anos, em razão da pandemia. Para preservar a saúde dos participantes, em linha com os protocolos de prevenção e combate ao coronavírus, todos realizaram testes de Covid-19.

O diretor presidente, Jorge Hashimoto, destacou a resiliência dos cooperados e colaboradores, diante do cenário desafiador imposto pela pandemia e agravado pelas condições climáticas da safra 20/21. “Acredito nos valores cooperativistas como fonte da força que uniu e une todos no mesmo caminho para a superação”.

O diretor vice-presidente, João Francisco Sanches Filho, reforçou o fácil acesso de compra pela plataforma Supercampo, que reúne 12 cooperativas, inclusive a Integrada. “São mais de 225 lojistas associados e cerca de 40 mil itens voltados para cooperados e colaboradores. “A Integrada tem o maior número de inscritos no marketplace”, comemora Sanches Filho.

Na Preleção Integrada, foram apresentados, ainda, cases de superação de várias regionais, e números conquistados e ultrapassados, em vários setores da Integrada. Na contabilidade positiva, o destaque foi para os 5,1 bilhões de reais em faturamento, obtidos de forma antecipada pela cooperativa.

A qualidade dos processos pode ser representada pela conquista da certificação IFS – International Food Standard – V.7 Oct.2020, pela UIS. O atestado de conformidade avaliza a nossa indústria de sucos diante de futuros compradores na Europa.

A geração de valor em todas as atividades é o fundamento da cooperativa, afirma o superintendente geral da Integrada, Haroldo Polizel. “A geração de valor vem de como fazemos nossa oferta de produtos e serviços, e como ela é percebida pelo outro. Toda oferta é uma mensagem que passa por pessoas, processos e estruturas. Alinhada com o público alvo, encanta e gera engajamento. Se há incertezas, é preciso rever”, avalia. Polizel reforçou sua mensagem com a orientação, “antes do atendimento, o acolhimento”.

O superintendente comercial, João Bosco Azevedo, relatou o desempenho do setor e apresentou os projetos a serem implantados no próximo ano. “Estamos ampliando não só nossa área física, mas também as parcerias, a carteira de clientes, de fornecedores. Tenho certeza de que 2022 será ainda mais promissor”, avaliou.

É importante registrar o lançamento do sistema RPA (Robotic Process Automation), personificado pelo robô Cooper. O sistema assume e executa, com precisão, ações repetitivas e passíveis de erro humano. Os colaboradores ganham tempo para se dedicarem à melhora dos processos. Um dos exemplos de automação de processos por robótica está no campo – a Integrada conta com 47 estações meteorológicas em pontos estratégicos de plantio para coletar dados sobre chuvas. Esses dados serão organizados pelo sistema de RPA, analisados por sistemas de big data e disponibilizados ao time técnico e aos cooperados.

Jorge Hashimoto encerrou o evento “muito satisfeito de sentir em todos o espírito de equipe. Os resultados não surgiram por acaso, são fruto de muito trabalho e competência. E, nesse clima cooperativista vamos seguir em 2022”, finaliza.