Integrada inicia jornada para Certificação ESG+Coop 

Em busca da consonância mundial em implementar e desenvolver práticas que estejam alinhadas com a agenda ESG (Environmental, Social and Governance), a Integrada iniciou as atividades do Programa ESG+Coop, com a aula inaugural realizada na Matriz da Cooperativa. 

Em torno de 50 colaboradores participaram do primeiro módulo ministrado pelo professor doutor da Escola de Negócios da PUC-PR, Ubiratã Tortato, que abordou o conceito de ESG. 

A abertura contou com o pronunciamento do diretor-presidente da Integrada, Jorge Hashimoto, com o superintendente do Sescoop-PR, Leonardo Boesche, de forma virtual, e com a coordenadora da Escola de Negócios da PUC-PR, Daniele Farfus. 

O Programa ESG+Coop faz parte do Plano Paraná Cooperativo 200 (PCR200), planejamento estratégico de desenvolvimento do cooperativismo paranaense, por meio do Sescoop-PR. O objetivo é criar, na cultura organizacional das cooperativas, uma rotina de monitoramento, avaliação e certificação, com foco no atendimento a requisitos ambientais, sociais, de governança e de desempenho. 

A coordenadora de sustentabilidade da Integrada, Ana Lúcia de Almeida Maia, explica que, de acordo com o diagnóstico de maturidade, realizado pelo Sescoop-PR, a Integrada está no nível intermediário de avanço dos requisitos sustentáveis. “Isso demonstra que a cooperativa já trilhou uma jornada importante e, com a Certificação, irá fortalecer as nossas diretrizes e práticas de sustentabilidade, melhoria contínua e eficiência dos processos”, aponta Ana Lúcia. 

O projeto ESG+Coop foi lançado em outubro de 2022 e conta atualmente com 40 cooperativas paranaenses que aderiram ao programa. 

Práticas estendidas aos Cooperados 

Os mais de 12 mil cooperados da Integrada também estão inseridos no planejamento estratégico com foco na produção sustentável. O Programa “Propriedades Sustentáveis”, implementado em 2022, foi elaborado seguindo os parâmetros dos critérios ESG. O foco é otimizar a gestão da propriedade, gerar valor ao produtor e à cooperativa, propondo atividades que mantenham a renda, protejam o ambiente e as pessoas nas relações de trabalho. 

O diretor vice-presidente da Integrada, João Francisco Sanches Filho, foi o cooperado precursor a implementar soluções sustentáveis na propriedade dele, em Guaíra (PR). Após avaliação técnica, foram instaladas fossa ecológica, poço artesiano e usinas fotovoltaicas, que tornaram a fazenda autossuficiente no consumo de energia.  

Por intermédio do time técnico das 15 regionais, outros cooperados já iniciaram a implantação de projetos sustentáveis, em sinergia com as demandas do mercado e da sociedade. 

“Espero que nós, cooperados da Integrada, estejamos inseridos na cultura da sustentabilidade, pois o futuro do agro depende da nossa capacidade de se adequar aos parâmetros exigidos mundialmente”, aponta João Francisco.