Integrada na abertura oficial da 60ª edição da Expolondrina

Representatividade, inovação e bons negócios marcam a presença da cooperativa na feira

Está oficialmente aberta a edição de número 60 da Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina. A solenidade aconteceu nesta sexta (01), em uma tenda instalada na Pista Central de Julgamentos, do Parque de Exposições Ney Braga.

Autoridades destacaram a volta da Expo, como uma celebração à retomada do ritmo acelerado do agronegócio. O diretor vice-presidente da Integrada, João Francisco Sanches Filho, e o assessor de cooperativismo, Ademar Ajimura, acompanharam o evento, como representantes convidados pela SRP – Sociedade Rural do Paraná.

Cerimônia de Abertura da Expolondrina 2022

O presidente da SRP, Antônio Sampaio, afirmou que “esta edição da Expo está acontecendo com muita disposição para entregarmos ao setor e ao público o melhor, pois todos merecemos um retorno com a força do agro”.

A programação é ampla, e inclui os tradicionais leilões, exposição de gado e outros animais, a Via Rural, conduzida pelo IDR-PR, o pavilhão Smart Agro, e novidades, como a Arena Gamer, presença da inovação na feira a serviço do agronegócio, além de diversão e gastronomia variadas.

O secretário da agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, representou o governador Ratinho Júnior. “A pandemia foi um desafio, e, nos reinventamos, demos conta do recado. A volta das exposições agropecuárias no estado, como a Expolondrina, prova que a aproximação do vendedor com o comprador, da inovação com o produtor rural, são o caminho para a redução de custos e aumento da produtividade. Vamos continuar a vender nossa competência para mais de 180 países, planejar o futuro e reposicionar o agro do Paraná”.

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, também comentou a volta “da Expo, um dos maiores eventos do agro do Brasil e da América Latina. Em 2019, fechou 600 milhões de reais em negócios, e recebeu mais de 500 mil visitantes. Além dos nove mil empregos e movimentação na economia da cidade. Não será diferente agora. Bem-vinda, de volta, Expolondrina”, comemorou.

O diretor vice-presidente da Integrada João Francisco Sanches Filho, foi o representante da cooperativa na abertura oficial da Expolondrina. O diretor presidente, Jorge Hashimoto, esteve nesta ocasião envolvido na AGO – Assembleia Geral Ordinária da OCEPAR, da qual também participou o governador, Ratinho Júnior. A prestação de contas é o principal evento da instituição, que reúne 216 cooperativas, em sete ramos, no Paraná.

Representantes da diretoria, superintendentes e gestores de várias áreas da cooperativa também participam da Feira.

Com foco em manter-se próxima de seu público, apresentar novas tecnologias e firmar parcerias estratégicas, a Integrada aposta na Expo 2022 com dois estandes. O evento é centro de difusão de conhecimento e oportunidades para a cadeia nacional do agronegócio, uma importante vitrine para realizar bons negócios e difundir a marca da cooperativa.

O espaço institucional está instalado ao lado do Recinto Milton Alcover, em frente à Pista Central de Julgamentos. O local é dedicado a receber cooperados, autoridades, parceiros, fornecedores, colaboradores e demais visitantes.

O estande de máquinas da Integrada ocupa a maior área do setor na Expo. Há lançamentos, como o pulverizador Boxer Hidro e a semeadeira Select 35 e 41 linhas, da Kuhn. E, a plataforma Eagle, da Vence Tudo, primeira vez na Expolondrina. Há, ainda, o Stronger HD 4000 litros, maior autopropelido da feira.

Inauguração Cocriagro

O primeiro dia de Expolondrina teve, ainda, a inauguração do espaço Cocriagro, o primeiro hub de inovação da cidade, exclusivo para o agronegócio.

O presidente da SRP, Antonio Sampaio, lembrou que o projeto recebeu apoio de três grandes instituições, Integrada Cooperativa Agroindustrial, Inquima e Sicredi União Paraná-São Paulo. ”Daqui, vão surgir inúmeras soluções para o agronegócio com a inovação como base”, aposta Sampaio.

O diretor vice-presidente da Integrada, João Francisco Sanches Filho, revelou que “há vários projetos em desenvolvimento, mesmo antes da inauguração oficial. Alguns já em teste com cooperados. Conectamos o produtor rural com o que há de mais novo para aumentar a rentabilidade com redução de custos. E, estamos abertos para outras parcerias, com soluções sustentáveis. Parabéns, Sociedade Rural do Paraná, pela visão no futuro”.

Wellinton Ferreira, presidente do Conselho de Administração da Sicredi União Paraná/São Paulo, declarou a “satisfação em participar desse projeto, que conecta o produtor à inovação. Nossa missão, nessa parceria, é contribuir para aumentar a produtividade, através da tecnologia, pois esse é o caminho para o agro, hoje”.

O gerente técnico da Inquima, Mateus Gimenez Carvalho, acredita que o hub Cocriagro “vai contribuir em muito para melhorar as aplicações e insumos que já procuramos aperfeiçoar através da inovação. Trabalhamos com base na tecnologia e vamos pensar juntos também para o benefício do agronegócio”.

O secretário de agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, afirmou que “hoje, vivemos uma terceira grande revolução no agro, com os bioinsumos, a edição de genes, a Inteligência Artificial, e Internet das Coisas. Tudo em benefício da produtividade com sustentabilidade. O Cocriagro vem complementar esse caminho, e podem contar com nossa cooperação, no que for possível”.

Recinto Herbert Bartz

Na inauguração, o pioneiro do Sistema de Plantio Direto no Brasil foi homenageado. O espaço foi denominado Recinto Herbert Bartz. Johann Bartz, filho do revolucionário da agricultura brasileira, e o sobrinho, Bodo Bartz, receberam a homenagem, em nome da família. Herbert, faleceu no ano passado, aos 83 anos, depois de mudar os rumos da agricultura no Brasil e na América Latina, ao provar que deixar a palhada após a colheita, rotacionar culturas e manter terraços, protege o solo, aumenta a produtividade e garante a sustentabilidade do agronegócio.

O Cocriagro integra um amplo projeto da SRP, de acolher iniciativas de inovação voltadas para fomentar o setor. O Parque Ney Braga é, oficialmente, o ambiente Agro Valley, primeiro parque tecnológico privado do Brasil. Já funciona nas dependências da SRP, a aceleradora de startups Go SRP.

O diretor de inovação da SRP, George Hiraiwa, observou que “a pandemia apenas adiou um projeto que vinha em franco desenvolvimento. Hoje, é realidade. Queremos que esse espaço, além de abrigar startups e empresas, inspire profissionais em favor do agro”.

O gerente de planejamento estratégico da Integrada, André Galletti Júnior, diz que a “Integrada escolheu o Cocriagro para atuar fisicamente nessa conectividade com startups, e outros stakeholders porque acredita que é o melhor caminho para desenvolver soluções para o cooperado. Também, esperamos atingir nossos objetivos estratégicos e andar à frente na temática da inovação, fortalecendo não só a cooperativa, mas todo o ecossistema da região de Londrina”.

Para o superintendente geral da Integrada, Haroldo Polizel, “a Integrada entende a inovação como fundamental para a concretização das mudanças necessárias para a humanidade e para o agronegócio. Nossa parceria com o hub Cocriagro procura aproximar o cooperado dessas soluções, além de contribuir para o aumento de produtividade e rentabilidade, com o olhar no ato sustentável. Esperamos colaborar para criar um ambiente saudável, e para o encontro de diversas empresas e startups que buscam os mesmos objetivos”.