Integrada na Câmara Municipal de Londrina

Nesta terça-feira (6), o diretor-presidente da Integrada, Jorge Hashimoto, apresentou o modelo cooperativista na 44ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Londrina.

Hashimoto falou como convidado em um evento sobre o Dia do Cooperativismo, celebrado no primeiro sábado de julho em todo o mundo. Em Londrina, uma lei municipal comemora a data no dia 4 de julho.

No evento virtual, o presidente da Integrada valorizou o cooperativismo como estratégia de fortalecimento das relações de trabalho e prestação de serviço, apoiadas na sustentabilidade e ações sociais.

Ele destacou a corrida digital que a cooperativa organizou no último fim de semana, que teve cerca de mil inscritos. A programação esportiva celebrou o Dia C e o Dia Internacional do Cooperativismo. As pessoas correram nas propriedades rurais e locais abertos, para evitar a aglomeração.

O valor arrecadado com a taxa de inscrição e os alimentos doados serão repassados a instituições que atendem pessoas de baixa renda, no entorno das unidades da cooperativa.

Com o suporte de slides, Jorge Hashimoto contou um pouco da história do cooperativismo e da Integrada. Reforçou que hoje os 11 mil cooperados tem propriedades no Paraná e São Paulo. Citou os mais de 130 agrônomos que prestam assistência técnica aos associados, comentou sobre serviços, como o Terminal de Distribuição de Combustível e outros. Apresentou o café Coperatto, recém lançado e já no varejo, e pontuou que a cooperativa é resultado da “força da união”.

O presidente contou aos legisladores municipais que a Integrada tem 1.900 colaboradores, responsáveis por mais de 4 bilhões de faturamento, em 2020.

Jorge Hashimoto destacou, ainda, que as 217 cooperativas do Paraná estão distribuídas em sete ramos de atuação, e faturaram, juntas, mais de 100 bilhões de reais, no ano passado. O presidente mostrou, ainda, que as 59 cooperativas do agronegócio foram responsáveis por mais de 62% do PIB agropecuário do estado.

Hashimoto reforçou as ações ambientais e sociais da cooperativa, que acontecem o ano todo, como plantio de árvores, incentivo à leitura nas escolas, doação de brinquedos pedagógicos no dia das crianças e outros projetos.

A apresentação do diretor-presidente da Integrada despertou o interesse dos vereadores. A vereadora Sônia Gimenez (PSB), segunda secretária da atual Mesa Executiva da Casa, questionou Jorge Hashimoto sobre a periodicidade do plantio de árvores.

Ele explicou que o cuidado com o meio ambiente tem mais de 20 anos de iniciativas permanentes, enquanto a Integrada completou 25 anos de fundação, em 2020. Citou o mapeamento de rios e a doação de mudas para reflorestamento. Lembrou que a cooperativa oferece assistência técnica para a recuperação de mata ciliar e de nascentes, para que as famílias que moram nas propriedades possam utilizar a água limpa.

O vereador Beto Cambará (Podemos), afirmou que a Integrada é uma cooperativa muito bem conceituada no segmento agrícola.

O vereador Jairo Tamura (PL), presidente da Mesa Executiva, citou Jorge Hashimoto e Sérgio Otaguiri, diretor secretário da Integrada. Enalteceu o modelo cooperativo de trabalho dizendo que “vocês fazem o bem, fazem a promoção social”.

No encerramento do evento, que foi todo virtual, o vereador Eduardo Tominaga (DEM), autor do requerimento para a realização da comemoração do dia do cooperativismo na Câmara Municipal, disse que esse sistema faz parte da sociedade.

O vereador acrescentou que a Constituição de 88 deu às cooperativas independência de organização e administração. Ele é autor da lei municipal que estabeleceu o dia 4 de julho como o dia municipal do cooperativismo em Londrina.

E, encerrou o encontro ao citar uma máxima adequada ao cooperativismo “sozinhos vamos mais rápido. Juntos, vamos mais longe”.

Acesse o vídeo com a participação do diretor presidente da Integrada na Câmara Municipal de Londrina, através do link: