Integrada promove capacitação para mulheres do Agro

Um encontro, realizado hoje (26), no espaço Artelli Eventos, em Ibiporã, reuniu aproximadamente 40 mulheres ligadas ao agronegócio.

O “Café com Mulheres do Agro”, contou com a participação de esposas de cooperados e clientes da regional Londrina. Elas assistiram palestra sobre commodities, ministrada pela gerente comercial da cooperativa, Fabiana Silva.

O objetivo foi transmitir novos conhecimentos para mulheres que já trabalham no agronegócio e que estão buscando aumentar seu potencial produtivo, para auxiliar na gestão das propriedades “capacitar as mulheres é sempre muito importante. O conhecimento traz liberdade na hora de agir”, ressaltou Fabiana Silva.

Em sua palestra, Fabiana explicou conceitos básicos sobre commodities e falou sobre o comportamento do mercado internacional de grãos, informações importantes para uma boa prática de comercialização “a safra de grãos na argentina influencia diretamente os preços das commodities aqui no Brasil”, orientou a palestrante.

Aurora ErikoTsuruda, esposa de cooperado, participou do encontro para aprender sobre o mercado “estou buscando entender um pouco mais sobre cotação, sobre comercialização. Essa é uma atividade complexa, então, preciso me capacitar”, afirmou.

A produtora rural, Neusa Soares de Sá disse que saiu satisfeita da reunião “sinto a necessidade de conhecer mais sobre as questões que envolvem o agronegócio. Aprendi bastante na palestra de hoje. Esse evento foi muito enriquecedor”, declarou, ao final do evento.

A cooperada Terezinha Pelisson Casagrande, trabalha no campo desde criança. Viúva, hoje conta com o trabalho dos filhos na lavoura. Para ela, essa capacitação foi importante “quero aprender para auxiliar mais na propriedade”, declarou.

A agrônoma, Izabelli Mania Ribeiro de Castro, esteve à frente do “Café com Mulheres do Agro”, que contou com o apoio da assessoria de cooperativismo da Integrada “estamos reunindo as mulheres para que elas participem mais ativamente dos seus negócios e, também, para que auxiliem no processo de sucessão das propriedades”, relatou a agrônoma.

Segundo Ligia Savioli, analista de relacionamento, eventos como esse ajudam a identificar as necessidades das mulheres “queremos, cada vez mais, levantar as demandas e promover ações que auxiliem nas atividades diárias. Cada mulher tem o seu perfil, o seu potencial”, finalizou Ligia.