Integrada: um Excelente Lugar para Trabalhar

Cooperativa renova, pelo terceiro ano consecutivo, o certificado GPTW com base em pesquisa de clima organizacional

O Instituto Great Place to Work (GPTW) divulgou o resultado da pesquisa 2021, que avaliou o grau de satisfação dos colaboradores, e o modelo de gestão de pessoas adotado pela empresa.

A Integrada Cooperativa Agroindustrial foi certificada pelo terceiro ano contínuo. Com essa marca, consolida ações e metas implementadas pela gestão em relação ao ambiente corporativo.

A pesquisa foi aplicada entre 21 de junho e 05 de julho, e envolveu 1.000 colaboradores, previamente selecionados pelo Instituto GPTW, de todos os setores da cooperativa, nas regiões onde há unidades da Integrada instaladas. A Cooperativa tem mais de 1.900 colaboradores, nos estados do Paraná e São Paulo.

Para que a pesquisa fosse validada, seria necessário um mínimo de 700 questionários respondidos de forma voluntária e espontânea. A adesão dos colaboradores da Integrada atingiu 910 formulários preenchidos. O índice é considerado bastante alto para pesquisas nesse segmento. A nota classificatória, que correspondente ao índice de satisfação dos colaboradores foi de 81 pontos.

Cooperação: somos você

Com o tema “GPTW 2021 – Somos atitude, somos inovação, somos futuro, somos você”, a Integrada desenvolveu uma campanha de comunicação para estimular a participação na pesquisa, destacando o valor da cooperação como chave para fazer da Integrada um lugar melhor a cada dia.

O diretor presidente da Integrada, Jorge Hashimoto, agradeceu os profissionais que participaram da pesquisa. “Esse resultado mostra que estamos no caminho certo, com uma cultura organizacional de valorizar as pessoas. Vamos seguir, construindo uma Integrada excelente para trabalhar e para produzir resultados para o cooperado”.

Akio Cyoia, superintendente administrativo e financeiro da cooperativa, compartilha do sentimento de gratidão aos colaboradores. “É fantástico saber que 91% responderam a pesquisa. Ser um excelente lugar para trabalhar, pelo terceiro ano consecutivo, ratifica o planejamento estruturado para a equipe profissional da Integrada. Por outro lado, é uma oportunidade preciosa para melhorarmos aspectos apontados pelos participantes na avaliação. O alvo é a excelência através da felicidade de quem constrói a cooperativa”, observa.

O diretor do Instituto GPTW no Paraná e embaixador GPTW no Brasil, Hilgo Gonçalves, também comemorou a posição conquistada pela Integrada. “É importante destacar que a participação é totalmente espontânea. Essa adesão significa que a pontuação obtida pela cooperativa é absolutamente genuína, ou seja, reflete o verdadeiro sentimento do colaborador em relação à empresa”.

Para Haroldo Polizel, superintendente geral da Integrada, três anos de participação maciça dos colaboradores representa um forte indicador do acerto na construção do modelo de gestão de pessoas da cooperativa. “Nas três pesquisas, os resultados foram crescentes, o que significa que conseguimos ouvir o colaborador, e aperfeiçoar continuamente nossa atuação junto à toda equipe. Seguimos firmes no objetivo de fazer da Integrada o melhor lugar para trabalhar, levando a efeito a valorização de pessoas, presente em nossa identidade organizacional”.

O Instituto GPTW está presente em 109 países, e realiza pesquisas junto a mais de 12 milhões de colaboradores. No Brasil, atua há 25 anos. Hilgo Gonçalves enaltece a missão da organização. “O colaborador que se sente ouvido pela empresa onde trabalha fica mais feliz. Essa escuta, proporcionada pelo Instituto GPTW, torna possível aos administradores melhorar ainda mais o ambiente de trabalho”.