Lançamento do Café Coperatto

Coperatto é a nova marca de café da Integrada Cooperativa Agroindustrial. Produto chega em duas versões: Tradicional, de torra média, e o Extraforte, de sabor mais marcante.

Beneficiado pela altitude acima de 500 metros, temperaturas médias entre 19 e 22 graus, chuva na medida certa e a famosa “terra roxa”, o Norte Pioneiro reúne as melhores condições para o ciclo completo de maturação do café no estado do Paraná.

E é da região mais tradicional de cultivo do fruto que nasce a primeira marca de café torrado da Integrada Cooperativa Agroindustrial.

O Coperatto é o mais novo blend 100% arábica produzido e disponibilizado para os cooperados das 15 regionais da Integrada.

A ideia surgiu a partir do desejo dos cooperados em diversificar a produção, conquistar o mercado interno e agregar valor ao café cultivado na região.

“Reunimos todo volume de café produzido pelos cooperados em 2020 e decidimos realizar a torrefação para lançar um produto de alta qualidade com preço acessível”, explica o encarregado de beneficiamento da Regional de Ibaiti, Leandro Valle Dantas.

Foi disponibilizado para a primeira torrefação pouco mais de 26.400 quilos, lote que já estampa a marca em homenagem aos próprios cooperados.

“A Integrada Cooperativa recebe hoje 20% de toda a produção de café do Paraná, um volume expressivo”, afirma o gerente de comercialização da Integrada, Osmir Buso.

“O nome Coperatto remete a eles. E vai simbolizar o fruto do trabalho dos nossos produtores. É um produto justo, com a vantagem de sair da cooperativa com todas as garantias de controle ambiental”, salienta Buso, ao lembrar que o produto já possui o Selo ABIC de pureza e qualidade.

PRODUTO DE VALOR

A Regional da Integrada em Ibaiti reúne mais de 400 cooperados, onde o cultivo do café é tradicional e predominante. Grande parte da produção era destinada ao mercado internacional. E nem sempre os preços atingiam os valores esperados.

Há 16 anos na atividade, o produtor Erasmo Carlos de Medeiros, de Ibaiti, consegue colher em média uma produção de 57 sacas beneficiadas por hectare, e em torno de 90% é comercializada com a cooperativa.

“Já amargamos vários anos de preços que não remunerava o produtor, que nos atuais R$ 500,00 acima já se torna rentável no meu caso”, comenta.

A possibilidade de entrar no ramo agroindustrial deu novos ânimos ao produtor. “Com esse processo tem duas vertentes: remunerar melhor o produtor, porque você tira o intermediário que na realidade é quem realmente ganha na comercialização; E do outro lado a torrefação que vai gerar mais emprego e renda na região. É um grande estímulo pra o produtor”, finaliza.

PARCERIA

A viabilidade de torrefação do café da Integrada Cooperativa só foi possível graças à parceria com o Grupo 2 Irmãos, cafeeira criada em 1997 na cidade de Santo Antônio da Platina, no norte pioneiro do Paraná.

A empresa trabalha alinhada a padrões sustentáveis socioambientais e também com certificações de qualidade, garantindo que a marca Coperatto mantenha a qualidade do campo até a mesa do consumidor.

“Essa parceria viabilizou o lançamento da nossa marca, que em breve, terá as versões de café Superior e Gourmet”, reforça Osmir Buso.