Há sete dias, o mundo foi surpreendido com o início de um conflito bélico. A Rússia invadiu a Ucrânia, no leste europeu. Longe do Brasil, mas extremamente perto do agronegócio brasileiro.
Afinal, o Brasil compra da Rússia imensos volumes de matéria prima para fertilizantes. E, boa quantidade de trigo importamos de ambos, pois não somos autossuficientes em nenhuma das duas commodities.
O planeta espera que essa guerra termine o quanto antes. Além de interromper vidas, esse curto período já alterou o cenário de importação e de preços, no Brasil e no mundo.
Mas, afinal, a ofensiva armada vai impactar no planejamento da próxima safra brasileira? A logística internacional para entrega das compras, vai atender a todos? O engenheiro agrônomo e doutor em Economia Aplicada, pela USP, Alexandre Mendonça de Barros, conversa sobre o assunto na live marcada para o próximo dia 10 de março, com transmissão pelo canal da Integrada no YouTube.
Alexandre vai apresentar o cenário para o setor, e as nuances do movimentado comércio global de commodities. “A Ucrânia é muito importante no mercado global de trigo e de milho, a Rússia no mercado global de trigo, e o que está acontecendo impacta demais os preços internacionais. Além disso, a Rússia e a Bielorússia, que está alinhada com a Rússia, são relevantes produtoras de fertilizantes no mundo, e muito importantes para o suprimento brasileiro. Então, vamos discutir esse assunto, que um dos mais relevantes para nossa próxima safra”, adianta Alexandre Mendonça de Barros.
A partir das 08h30, o superintendente comercial da Integrada, João Bosco de Souza Azevedo, abre a live como moderador, e recebe o especialista Alexandre. O acesso ao encontro é gratuito e aberto a todos que procuram informação de qualidade sobre o assunto.
O gestor da Integrada acredita que o momento é estratégico para se discutir as commodities, inclusive, além dos grãos. “Também precisamos avaliar o impacto do conflito no petróleo, nos fretes internacionais, na exportação. Mesmo que haja uma solução diplomática, o que esperamos que aconteça em breve, alguma consequência posterior deverá surgir. Estamos em um momento de risco, de dúvida, de preços mais voláteis, acirrados pela guerra, com prováveis efeitos pós-guerra. Conhecer melhor estas variáveis pode facilitar na tomada de decisões em um futuro próximo”, observa João Bosco.
Serviço:
– Live – O impacto do conflito entre Rússia e Ucrânia no agronegócio brasileiro.
– convidado – Alexandre Mendonça de Barros, engenheiro agrônomo e doutor em Economia Aplicada, pela USP.
– moderador – João Bosco de Souza Azevedo, superintendente comercial da Integrada.
– data – 10/03/2022.
– horário – 08h30.
– local – canal da Integrada no YouTube. Acesse: https://youtu.be/WmjoXm1t6YA