Live Outubro Rosa – a prevenção está em nossas mãos

Live Outubro Rosa – a prevenção está em nossas mãos

A Integrada realizou, na última semana, em parceria com o Sicredi União PR/SP, no espaço CoopConecta do Sicredi, em Londrina, a Live Outubro Rosa: a prevenção está em nossas mãos. O encontro dinâmico e cheio de interação foi transmitido pelo canal da Integrada no YouTube.

O objetivo da live foi reforçar informações sobre a prevenção do câncer de mama, autocuidado, detecção precoce, tratamento e cura. Na programação, convidadas e convidados destacaram a importância de auxiliar as mulheres a quebrar barreiras, como o receio de fazer o autoexame, e a adotar uma postura vigilante, realizando as consultas e os exames periódicos.

O diretor secretário da Integrada, Sérgio Otaguiri, disse que “a iniciativa e a parceria entre Integrada e Sicredi consolidam o espírito cooperativo de fazer a diferença nas comunidades onde a instituição está inserida”.

Diretor secretário da Integrada, Sérgio Otaguiri, “parceria com o Sicredi consolida o espírito cooperativista de fazer a diferença nas comunidades onde estamos inseridos”.

A gerente da regional Londrina do Sicredi União PR/SP, Carla Sonoda, também destacou a importância de buscar parcerias “que amplificam projetos comprometidos com o bem-estar e o suporte à comunidade”.

A gerente da regional Londrina do Sicredi União PR/SP, Carla Sonoda, parcerias “amplificam projetos comprometidos com o bem-estar e o suporte à comunidade”.

Um grupo de cooperadas da Integrada, das Regionais Londrina e Arapongas, esteve em Londrina especialmente para acompanhar o encontro de forma presencial. Elas deram mais luz e calor humano ao momento.

Cooperadas de Londrina e Arapongas deram mais luz e calor humano à live Outubro Rosa. Na foto, elas compartilham o momento, com convidadas, convidados e equipe organizadora.

Foram seguidos os protocolos de segurança para a Covid-19. A cor rosa prevaleceu nas máscaras, como prova de que foi possível adaptar o evento e manter as exigências dos órgãos oficiais de saúde. Além do acessório, houve distanciamento e ambiente arejado.

Uma das convidadas da live, a ginecologista e obstetra Inês Paulucci Sanches, cedeu estatísticas sobre a incidência de câncer e, em especial, do câncer de mama.

Em dezembro de 2020, a IARC – Agência Internacional de Pesquisa em Câncer informou que o câncer de mama ultrapassou o câncer de pulmão em diagnósticos confirmados no mundo.

Entre os números, há dados do INCA – Instituto Nacional de Câncer, que indicam o possível registro de 66.280 novos casos da doença em 2021. A taxa de incidência será de 43,74 casos por cada grupo de 100.000 mulheres.

Ainda segundo o INCA, a incidência do câncer de mama tende a crescer progressivamente a partir dos 40 anos, assim como a mortalidade por essa neoplasia.

A médica Inês Paulucci Sanches destacou que os dados refletem o comportamento de grande parte das mulheres, como medo de descobrir a doença no autoexame e o receio de compartilhar com a família e amigos a notícia de um diagnóstico positivo, entre outros.

A especialista compartilhou muitas informações e orientações, para encorajar as mulheres a buscarem a prevenção e o autocuidado. “É fundamental entender que quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maior as chances de cura. É estatisticamente comprovado que mulheres que iniciaram o tratamento logo após a confirmação do câncer, estão curadas e com a vida normalizada”, reforça a ginecologista Inês.

Ginecologista e obstetra Inês Paulucci Sanches reforça a importância da prevenção, “mulheres que iniciaram o tratamento logo após a confirmação do diagnóstico estão curadas, e com a vida normalizada”.

A live revelou, ainda, histórias de superação, com mensagens de força e coragem, como a da coordenadora de marketing e comunicação da Integrada, Patrícia Fígaro, que teve o diagnóstico confirmado aos 40 anos.

Ela contou que, como parte da profissão, preparou e divulgou várias campanhas sobre o Outubro Rosa. Conhecer essas informações foi fundamental para que Patricia reconhecesse os sinais do câncer de mama e buscasse imediatamente o atendimento médico. “Ao me preparar para o banho, identifiquei um pequeno nódulo. E após uma bateria de exames clínicos e laboratoriais, no dia 1º de abril de 2016, recebi o diagnóstico positivo. Poderia ser uma mentira, mas não era. E, a partir desse momento, minha vida mudou completamente.”

Patrícia fez um relato intenso e detalhado sobre o momento desafiador de dar a notícia para os três filhos, destacou as etapas do tratamento realizado ao longo de 10 meses, a importância do apoio do esposo, da família e dos amigos, o suporte da equipe médica e dos profissionais da área da saúde. E conta com emoção que a batalha de combate ao câncer foi vencida.

“Segui todo o tratamento com muita disciplina. Neste período, descobri uma fé, uma força e uma coragem que jamais imaginei ter. Aprendi muitas coisas sobre a vida e os relacionamentos. Aprendi a apreciar novos valores e virtudes. Compreendi que posso ajudar muitas pessoas, e essa é uma missão. Sou imensamente grata a Deus pela cura e pela oportunidade de recomeçar. Agradeço a cada um que foi presença na minha vida. O amor é fundamental no processo de cura”, declara Patrícia.

À esqueda, a coordenadora de marketing e comunicação da Integrada, Patrícia Fígaro, “sou imensamente grata a Deus pela cura e pela oportunidade de recomeçar. Agradeço a cada um que foi presença na minha vida. O amor é fundamental no processo de cura”.

Outro depoimento forte e cheio de bravura foi compartilhado na live pela psicóloga Adriane Cantoni. Ela recebeu o diagnóstico positivo antes dos 30 anos. A filha tinha dois anos de idade.

Adriane também viveu o receio do futuro, as incertezas com o tratamento. Mas, assim como Patrícia, encontrou forças na fé, na família e nos amigos. “Eu olhava para minha filhinha e descobria uma força que nuca soube que eu tinha”.

CAPC

No caso de Adriane, o acompanhamento revelou novo nódulo na outra mama. Mais desafios e um turbilhão de emoções e sentimentos. Nova busca por forças e fé. Durante o tratamento, Adriane conheceu o CAPC – Centro de Apoio ao Paciente com Câncer. Entrou como paciente e recebeu tanto acolhimento que se tornou voluntária. Hoje, é coordenadora da unidade em Londrina.

“Vários fatores promoveram minha cura, entre eles a fé em Deus, minha família, os amigos, a vontade imensa de ver minha filha crescer, os profissionais que me atenderam, e, de forma muito especial, o comprometimento enorme do CAPC com cada pessoa que recebe, como me receberam”, relata Adriane.

À esquerda, psicóloga Adriane Cantoni, “vários fatores promoveram minha cura, entre eles a fé em Deus e, de forma muito especial, o comprometimento enorme do CAPC com cada pessoa que recebe, como me receberam”.

Entre os apoiadores do CAPC está o cabeleireiro e empresário em Londrina, Lincoln Tramontini. Lincoln desenvolve um projeto dentro do CAPC de apoio às mulheres. E, estendeu o voluntariado à toda a instituição, sendo, hoje, um porta voz importante dos projetos desenvolvidos no local.

O profissional ressaltou que o fato de trabalhar com mulheres por tantos anos ajudou na percepção para a importância da imagem como fator de bem-estar emocional. “A auto estima é fundamental para todos, e um ingrediente essencial quando a pessoa está doente. No caso das mulheres, a aceitação do corpo tem uma proporção ainda maior. Sob esse aspecto, o CAPC se transformou em uma extensão do meu trabalho, e uma realização a mais quando consigo ajudar essas batalhadoras a superar a doença com mais leveza”, declarou Lincoln.

Cabeleireiro e empresário em Londrina, Lincoln Tramontini, “o CAPC se transformou em uma extensão do meu trabalho, e uma realização a mais quando consigo ajudar mulheres a superar a doença”.

O encontro promovido pela Integrada em parceria com o Sicredi União PR/SP teve o apoio das empresas Addera +, Mantercoop Farmasa e Londrifórmulas.

Para ver ou rever a Live Outubro Rosa “A prevenção está em nossas mãos”, acesse o canal da Integrada, no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=WcsL8McxaGM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.