Mulheres no Agro: Encontros na ExpoLondrina discutem a participação feminina no campo

Produtoras rurais de Londrina e da região participaram, nesta quarta-feira (10), do evento “Café e prosa com produtoras: gestão de propriedade e conectividade”.

O encontro, que aconteceu no espaço Smart Agro, foi promovido pela Integrada, em parceria com o Cocriagro, Sociedade Rural e Sebrae.

 O objetivo foi apresentar, para as mulheres do agro, tecnologias que estão disponíveis no mercado, que podem potencializar a produção no campo.

A cooperada, Angélica Cieslak fez um depoimento importante no encontro. Ela contou como a tecnologia está sendo um grande suporte na administração do seu negócio “estou com uma ferramenta que me permite fazer a gestão da propriedade sem, necessariamente, estar no escritório. Consigo controlar o estoque, ter acesso a informações financeiras, manutenção de maquinário. Tudo isso à distância, o que tem facilitado o meu trabalho”, relatou.

A cooperada, Vivian Yurie Uemura está auxiliando o pai na lavoura. Ela participou do “Café e Prosa” buscando conhecer novas ferramentas “existem muitas oportunidades para melhorar a gestão da propriedade. É muito bacana saber que a cooperativa está trabalhando com startups para nos auxiliar”, disse a cooperada.

Para Tatiana Fiuza, head inovação do Cocriagro, discutir com as mulheres a inserção tecnológica é fundamental para o desenvolvimento das propriedades “muitas mulheres já estão liderando os seus negócios, então, é importante que a gente apresente soluções que as ajudem no dia a dia”, reforçou Tatiana.

Comissão Estadual de Mulheres

A Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (Federação da Agricultura do estado do Paraná) realizou, no Lounge da Sociedade Rural, evento para comemorar um ano de criação da Comissão de Mulheres SRPL.

O encontro promoveu a integração e a capacitação de produtoras rurais.

A jornalista Sirlei Benetti falou sobre a importância da participação feminina no setor do agronegócio “as mulheres estão se sentindo encorajadas a mostrar o trabalho que fazem no campo. Elas têm visão estratégica, são fundamentais para levantar as propriedades”, declarou a jornalista.

Carla Rossato, produtora rural, participou do evento para fortalecer relacionamentos e trocar experiências “eventos como este trazem novos conteúdos e promovem a união entre nós, mulheres do agro”.